gosto e sabor dentro 3001

Gosto e sabor são comumente considerados sinônimos, mas não são. Cada um tem particularidades e funções diferentes.

Gosto

O ser humano é capaz de identificar cinco gostos básicos: doce, salgado, ácido, amargo e umami. O último, bem popular no oriente, tem se popularizado no ocidente. Umami é um termo em japonês que pode ser traduzido como “saboroso” ou “delicioso”.

“Para identificar um gosto faz-se uso de apenas um dos cinco sentidos, o paladar”, explica Hellen Maluly, professora de bromatologia e especialista em umami. “Assim que o alimento entra em contato com a língua, os receptores presentes na papila gustativa identificam o gosto que ele possui e, em seguida, enviam a informação para o cérebro”, completa a professora.

Sabor

No caso do sabor, a complexidade é um pouco maior. Em recente publicação da revista britânica “Nature”, Berry Smith, professor da Escola de Estudos Avançados de Londres, descreve o sabor como “o resultado da integração multissensorial do olfato, tato e paladar”. O autor vai além e diz que situações externas, como humor, sons, ou até mesmo a iluminação de um ambiente podem ser determinantes para a percepção dos sabores.

Na mesma linha de raciocínio, Stuart Firestein, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, explica por que a temperatura e a consistência são fundamentais na hora de sentir o sabor. “Você não aprecia uma comida lisa ou escorregadia quando a sua expectativa em relação a ela não é esta”, diz o especialista em vídeo publicado no site americano de discussões científicas “Big Think”.

Teste

Faça o teste a seguir e entenda a diferença entre os dois conceitos:

– pegue uma bala de hortelã
– tape o nariz
– coloque a bala na boca e permaneça com o nariz tapado
– após alguns segundos destape o nariz

Note que, quando a bala é colocada na boca com o nariz tapado, é possível sentir apenas o gosto doce. Mas quando o nariz é destapado, além do gosto doce, é possível sentir o sabor da bala, neste caso de hortelã, através da interação entre o paladar e o olfato.