Muitos não sabem, mas o curry não é uma planta, ele é um mix de ervas secas, torradas e moídas. É comum que cada família tenha a sua própria mistura de seu tempero curry na Índia, onde a especiaria surgiu, e se espalhou por todo o mundo durante o período das grandes navegações. Em Curitiba, o chef Rafael Lafraia usa o curry como base para a cozinha de fusão entre a culinárias italiana e indiana que ele apresenta no restaurante Curry Pasta.

Ingredientes

2 Cebolas roxas médias

6 tomates italianos

20g de gengibre

20g de alho

1L caldo de legumes

Manteiga

Curry amarelo de mercado

Modo de preparo:

Corte as cebolas grosseiramente. Pegue uma frigideira e grelhe as cebolas cortadas em temperatura alta até ficar levemente queimadas e reserve.

Corte os tomates ao meio, e na sequência grelhe na frigideira até ficar tostado/queimado. Reserve.

Em uma panela média, adicione a manteiga, alho e gengibre bem picados. Refogue tudo e adicione duas colheres de curry, os tomates e as cebolas grelhadas.

Retire tudo da panela e bata liquidificador até virar uma pasta.

Retorne a pasta para a panela, em fogo baixo, e adicione o caldo de legumes, conforme for secando. Mantenha em fogo baixo por 1 hora.

Complete com sal a gosto.

Dica para consumo: Adicione leite de coco ou nata/creme de leite fresco a gosto para dar cremosidade e sirva com arroz, massa, cubos de frango ou carne vermelha.