Neste mês de março, no Sesc Mogi, a programação é feita por elas

Em homenagem ao protagonismo feminino e ao Dia Internacional da Mulher (8), a partir deste fim de semana, as atividades do Sesc Mogi visam dar ainda maior visibilidade às mulheres de todas as idades, estilos e gêneros artísticos diferentes, o que inclui além do teatro, da literatura e da música, as tecnologias e diversas outras artes.  Acompanhe a programação dos próximos dias:

 

Show Colar, com Anná

Dia 03 de março, quinta, 20h. Livre|Grátis|Sem retirada antecipada de ingressos

A cantora mogiana Anná é uma multiartista independente que compõe, canta, dança e dirige videoclipes. Na pandemia, ela lançou o álbum “Colar”, seu primeiro autoral, além de dois videoclipes dirigidos por ela com equipe 100% feminina.  Na apresentação do Sesc Mogi das Cruzes, nessa quinta, 03 de março, às 20h. Anná vai apresentar e comemorar todos esses lançamentos. Além disso, a cantora abre com seu show um projeto especial para mulheres, nesse mês de março, que trará outras artistas de váriados gêneros musicais e artísticos.

 

Show Pitaias

Dia 06 de março, domingo, 16h30. Livre|Grátis|Sem retirada antecipada de ingressos

Pitaias é uma banda paulistana formada em maio de 2016 por 6 mulheres que encabeçam coletivamente todas suas composições.

Suas músicas se comparam ao fruto exótico de um cacto, a pitaia, que é uma surpresa doce, vibrante, indefinível. Abordam os questionamentos e posicionamentos femininos em suas composições, com uma dinâmica de criação orgânica e coletiva.

As influências vêm dos mais diversos ritmos brasileiros. Fizeram sua estréia num evento próprio, em um galpão de criação, em São Paulo, numa esfera intimista para um público ansioso de amigos e familiares.

Desde então, a banda se apresentou em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, como o Centro Cultural da Juventude (integrando a programação da Virada Feminista 2016), Coletivo A Porta Maldita, Serralheria, Sensorial Discos, Centro Cultural Butantã e Jai Club. Em novembro de 2016 lançaram seu primeiro single “Café Passado”. Este show também integra um projeto especial para mulheres, nesse mês de março, que trará outras artistas de váriados gêneros musicais e artísticos

 

Teatro|Espetáculos

 

Cícera, com o Grupo Contadores de Mentira

Dia 04 de março, sexta, 20. 16 anos|Grátis|Com Retirada antecipada de ingressos (a partir das 19h, na Loja do Sesc)

Na mala a alagoana Cícera traz um punhado de farinha, 4 filhas e o sonho de uma vida melhor. Em São Paulo encontra dureza, concreto, fome e saudade. O espetáculo Cícera traz a história de uma mulher, mas também é o retrato da vida de centenas de mulheres retirantes que deixam suas raízes na busca de igualdade social. A anciã, a jovem, a desbravadora, a mãe, a trabalhadora, a que luta por seus direitos. Todas são Cíceras. Atravessada por cantos de trabalho, relatos e memórias, a obra apresenta uma mulher nordestina em ponto de ebulição, que dança e saúda sua caminhada.

Sobre o Grupo Contadores de Mentira: Ele surgiu em 1995 na cidade de Suzano, região do Alto Tietê, onde desde 2012 mantém também uma sede física, o “Teatro Contadores de Mentira”. Há 24 anos produz obras teatrais, festivais, encontros, formação e, sobretudo, um diálogo de sobrevivência, crescimento, articulação e atitude entre cidadão e cultura. O Grupo é ligado a redes nacionais e internacionais, tendo circulado com seus trabalhos e projetos de formação por todas as regiões do estado de São Paulo, também Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Alagoas. Na América latina circularam com obras no Paraguai, Peru, México, Argentina, Equador e Cuba. Este espetáculo também integra um projeto especial para mulheres, nesse mês de março, que trará outras artistas de váriados gêneros musicais e artísticos.

Mais informações:

Teaser/video do espetáculo Cícera em https://www.youtube.com/watch?v=kmvZL1CQ-Hg

Instagram: @contadoresdementira

 

Literatura| Mediação de Leitura e Contações de História

 

Leituras de lá e de cá, com a Cia Oya ô

Dia 05 de março, sábado, e 06 de março, domingo ( se estende aos fins de semana de março)

das 10h às 12h30 e das 14hàs 16h30| Livre| Grátis| sem retirada antecipada de ingressos

Utilizando o Gabinete de Habilidades instalado na alameda da unidade, as educadoras da Cia Oya ô apresentam uma seleção de livros infantis em um espaço criado para o acolhimento e leitura do acervo do Sesc Mogi, criando pontes entre leitores e livros. A Cia Oya ô atua desde 2016 com contação de histórias, mediação de leitura e oficinas com um olhar especial para a literatura infantil com protagonismo negro a fim de aproximar as crianças de todas as idades da beleza presente nessas narrativas.

As lágrimas de Ewá

Com Coletivo Teatral Trupe Trio

Dia 05 de março, sábado, 16h30| Livre| Grátis| Sem retirada antecipada de ingressos

Ewá tinha dois filhos a quem amava mais que tudo. Certo dia, foram pegar lenha na floresta e se perderam. Diante da fome e da sede, Ewá se transforma em rio para saciar os filhos. Dizem os antigos que foi assim que nasceu o rio Yewá,

fronteiriço entre a República do Benin e a Nigéria. O Coletivo Teatral Trupe Trio é um grupo de pesquisa e produção teatral criado em 2017 na cidade de Mogi das Cruzes pelos artistas Daniel Pereira, Silvaní Moreno e Maria Vitória. Oriundos da Universidade Anhembi Morumbi, o coletivo tem como repertório a criação dramatúrgica e performática de “Bodarrada”, a contação de histórias “As lágrimas de Ewá “e o espetáculo infantil “A Nova Roupa do Rei”, inspirado no conto homônimo de Hans Christian Andersen.

 

Meio Ambiente| Vivências

Aves Daqui, com educadores do CEA

Dia 05 de março, sábado, das 09h às 11h| 12 anos| Grátis| Se repete nos sábados 19/03; 02, 16 e 30/04| Vagas Limitadas

Que tal observar, conhecer e indentificar os pássaros que circulam pelo Sesc Mogi? Essa é a proposta do projeto Aves Daqui, uma vivência para grupos que se interessam pelo tema e que com a vivência vão aprender muito mais sobre esses variados amigos de asas. A observação de aves é uma prática fácil e que pode ser feita em diversos lugares, a qualquer momento e com poucos ou até nenhum recurso. Nessa caminhada pelo Sesc Mogi das Cruzes, o objetivo é conhecer e reconhecer as espécies de aves que visitam a Unidade com o auxílio de binóculos, guia de identificação, olhos afiados e ouvidos apurados. Para participar, as inscrições precisam ser feitas com antecedência na Central de Atendimento

 

Ser Criança é Natural

Com Ana Carol Thomé, Educadora do Espaço de Brincar

Dia 06 de março, domingo, das 14h às 16h| de 02 a12 anos| Grátis| Se repete nos domingos 20/03; 03, 17 /04| Vagas Limitadas

Brincar na natureza é um ato de reciprocidade. Enquanto brincamos com a natureza, ela brinca com a gente.

Espaço para o livre brincar e a experimentação na natureza em propostas que estimulem a descoberta, a curiosidade e a autonomia das crianças.

06/03/2022 – CARAS E CARETAS

Vamos andar pelos espaços buscando elementos naturais que possam compor seres da natureza. Enquanto procuram e escolhem os elementos, organizam suas composições, as crianças conhecem o espaço, descobrem a natureza que ali existe, pesquisam formas, cores, texturas e desenvolvem sua criatividade.

20/03/2022 – POÇÕES MÁGICAS

Ervas, flores e muitos elementos da natureza a nossa disposição e os participantes são convidados a criar poções mágicas. Cada poção é única e carrega um super poder. Enquanto procuram, escolhem os elementos e produzem suas misturas, as crianças conhecem o espaço, descobrem a natureza que ali existe, pesquisam formas, cores, texturas edesenvolvem sua criatividade.

03/04/2022 – A HORA DO GELO

Preparamos um espaço com muitas pedras de gelo com elementos da natureza e instrumentos para investigá-las. Em cada matéria congelada uma parte da horta. Vamos andar pelos espaço e descobrir quais são as plantas que surgem do degelo. Enquanto brincam e procuram pelos elementos, descobrem a natureza que ali existe, pesquisam formas, cores,texturas, e desenvolvem sua atenção, sensibilidade e criatividade.

17/04/2022 – FORMAS DA NATUREZA

Preparamos um espaço com materiais para pesquisar as formas dos elementos da natureza do entorno. Instrumentos para perceber o espaço com diferentes olhares, materiais para criar impressões e marcas. Enquanto brincam e procuram pelos elementos, descobrem a naturez aque ali existe, pesquisam formas, cores, texturas, e desenvolvem sua atenção, sensibilidade e criatividade.

 

Veredas Urbanas

Dias de 04 a 06 de março, quinta, sexta e sábado, das 16h às 17h| de 02 a12 anos| Grátis| Agendamento pelo App Credencial SescSP

Convite a observar a diversidade e contrastes presentes em Mogi: quais são as histórias por trás das árvores que encontramos no Sesc Mogi das Cruzes e em volta dele? Que tal percorrer as áreas verdes do Sesc e conhecer mais sobre estas espécies? Passeio guiado com mediação de Agente de Educação Ambiental.

 

Artes Visuais e Tecnologias | Oficinas

Traço – Ateliê criativo para a família

Com Danilo Medeiros  educador do ETA

Dias 05 e 06/03, sáb e dom, nos seguintes horários: 11h, 14, 15h30

Vagas Limitas! Senhas no local, com 20 minutos de antecedência

Tem dificuldade para ampliar um desenho que você criou ou acha complicado reproduzir algo através do desenho? Essa atividade é o lugar certo para descobrir como resolver isso. Elaborada a partir das propostas do Almanaque FestA! (https://sesc.digital/conteudo/artes-visuais/almanaque-festa) ensinaremos uma técnica de reprodução e ampliação de desenhos através de um simples quadriculado no papel.

Atividade Físicas e Esportivas| Grátis| Diversos Horários

Aulas abertas em diversas modalidades podem ser agendadas pelo App Credencial SescSP, Ginástica Multifuncional, treinamento para corrida. Apenas para as atividades aquáticas é obrigatório o credenciamento e exame dermatológico válido. Nas modalidades de quadra, como vôlei e basquete, o acesso é sem agendamento prévio. Inscreva-se e venha participar!

 

Protocolos Sanitários| Importante

Para todas as atividades é necessária a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19:

Para as crianças acima de 05 anos (uma dose), para os demais acima de 12 anos (02 doses ou dose única)

O uso de máscara durante a permanência no local segue obrigatório para todos, sendo dispensado apena na área da piscina e também na hora de se alimentar. Álcool em gel para a higiene das mãos sempre que necessário segue disponível em todos os ambientes. Agradecemos a compreensão de todos, com as medidas sanitárias que visam o seu bem-estar e a segurança de todos.

 

Sesc Mogi das Cruzes 
Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP 

Horário de funcionamento:

De terça a sexta, das 13h às 22h 

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h