O potencial e a força do comércio mogiano foram celebrados no 42° Prêmio Empreendedor do Ano da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e do Conselho Empresarial Feminino (Consef). Na oportunidade, foi lançado o prêmio “Mérito Alfredo Cotait”, que reconhece os empreendedores que incentivam e apoiam o empreendedorismo feminino.

 

O evento celebrou os 101 anos de existência da ACMC, uma das entidades comerciais mais longevas do estado de São Paulo. Nesta edição, o prêmio, um dos mais tradicionais do Alto Tietê, homenageou profissionais que se destacaram em seus setores de atuação. Os nomes foram escolhidos e indicados pelos associados da Associação Comercial.

 

O prêmio reuniu empreendedores de diversos segmentos, como comércio, indústria, serviços e saúde, além de autoridades e representantes de entidades do Alto Tietê.

 

O grande destaque do evento ficou por conta dos vencedores da premiação, que em sua quadragésima segunda edição homenageou Sérgio Miranda, da Autoescola Shangai (categoria Tradição); Ana Beatriz de Almeida Cezar, da Clínica Salute Care (Empreendedorismo Feminino); Anderson Mendonça do Grupo CDT (ESG – Sustentabilidade); Marcos Bastos, do Grupo Baxtech (Inovação); Eloísa Lisboa Reis, da Coffee Power (Jovem Empreendedor); Olavo Ribeiro Rodrigues, do Instituto do Tórax (Prestador de Serviços/ Profissional Liberal); e Albertino Augusto Gil, Artur Francisco Gil e Albertino Augusto Gil Filho, da Padaria Colinas do Sol (Comércio). Cada um dos homenageados recebeu como troféu a miniatura do monumento aos 100 anos da ACMC.

 

“Atravessamos um momento difícil, mas conseguimos superar. A Associação Comercial dá voz ao empreendedor, ela representa os empresários, estamos a toda hora com os comerciantes. Este evento prestigia e homenageia todos aqueles que, mesmo com todas as dificuldades, continuaram com suas empresas e fortaleceram seus negócios”, lembrou a presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes e vice-presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Fádua Sleiman.

 

Outro destaque do Prêmio Empreendedor do Ano foi o lançamento do prêmio “Mérito Alfredo Cotait”, que será entregue anualmente pela entidade para reconhecer a atuação dos empreendedores que estimulam o empreendedorismo feminino. A premiação leva o nome e homenageia o presidente da Facesp – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. Ao lado da presidente do CMEC da Facesp e Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Ana Cláudia Cotait, o presidente tem ampliado a criação dos conselhos em várias partes do estado.

 

“Nunca poderia imaginar que daria meu nome a um prêmio. Essa é uma das formas mais significativas de reconhecimento do trabalho voluntário de toda uma equipe. Os sonhadores são os empreendedores. Temos que ressaltar que, nesta pandemia, quem sustentou a renda de muitas famílias no estado de São Paulo, e provavelmente em todo o Brasil, foram as mulheres”, acrescentou Cotait.

 

O Consef da ACMC foi um dos primeiros criados no estado e se tornou exemplo para a ampliação dos conselhos. “Exercemos um papel fundamental, apoiamos e incentivamos as empresárias a acreditarem em seus negócios e em seu potencial”, afirmou a superintendente do Consef, Celu Campolino.

 

Ainda na noite, a ACMC apresentou sua diretora virtual, a primeira das Associações Comerciais. A Lívia é uma assistente virtual que traduz a preocupação e visão da entidade com a evolução tecnológica.

3