Na reta da comemoração dos meus bem vividos 69 anos de idade, que ocorrerá no dia 27 de junho, na loja Arrumando a Casa, e dos 44 anos de colunismo social em Mogi das Cruzes que, ao que tudo indica, ocorrerá no salão do Clube de Campo, em outubro próximo, escolho a data, e nesse clima de celebração, confesso,  me  emociono com as conquistas dos amigos, de long time, como da mogiana,  Gigi Monteiro, que merecidamente brilha internacionalmente como fotógrafa.

Autodidata nos primeiros momentos de sua carreira fotográfica, Gigi aprimorou seus conhecimentos e técnicas no meio acadêmico, e não esconde a sua paixão pela arte de fotografar e por viajar. Sempre criativa no formato de seus trabalhos, a artista investe em recursos de melhor qualidade, como impressões em papel algodão Hahneumühle, caixas de acrílico e sobreposições de tecidos-que conferem efeito tridimensional às obras.

Em maio de 2018, recebeu em Bolonha, na Itália, o Prêmio Internacional de Arte Rafaello, concedido pelos jovens curadores e marchands, Salvatore Russo e Francesco Saverio Russo. Suas mais recentes incursões no Brasil e exterior  têm como destino os Patrimônios Mundiais da Unesco, sejam Culturais, Naturais ou Imateriais. O olhar da artista privilegia a positividade e esperança, iluminando o que há de mais belo e especial em cada paragem onde foca suas lentes.

Nesta terça, Gigi Monteiro, decola para a Itália para participar da Mantova Artexpo 2019-Internacional Biennal of Contemporary Art, em Mântua/Itália. A fotografia “Pantanal”, de 2017 – variação da imagem vencedora do Prêmio em Bolonha, foi selecionada para este grande evento pelos curadores Francesco Saverio Russo e Salvatore Russo, e apresenta a diversa paleta de cores que compõem o visual majestoso do Pantanal mato- grossense, Reserva da Biosfera e Patrimônio Mundial da Unesco.

E, como não poderia deixar de ser, o Caderno W lhe deseja uma ótima viagem e torce para que a sua estrela como artista brilhe em grande estilo. A conheci menina e hoje a vejo como uma mulher, inteligente, bonita e admirável pelas suas conquistas. Um bom exemplo. Boa sorte.