Conheça agora um pouquinho da vida profissional e pessoal da arquiteta que é influenciada pelo cotidiano das pessoas, pelas ruas, pelo comportamento, pela tecnologia…

Boa leitura!

 

 

Quem é Marina de Siqueira e Aranha Magalhães Alcoba?

R.: Sou arquiteta e urbanista, formada pela FAUBC.

Como foi o seu primeiro contato com a profissão?

R.: Sempre tive um olhar curioso e interessado pelas formas e detalhes, pela arte, e principalmente pela sua história e da arquitetura,  de como são influenciadas e influenciadores do seu tempo. Mas aos 17 anos, quando entrei na FAU/BC esta visão se alargou, o interesse foi aumentando, graças aos  excelentes professores.

Quais são as suas influências? E como surgem as ideias?

R.: Sou influenciada pelo cotidiano das pessoas, pelas ruas, pelo comportamento, pela tecnologia… Hoje tenho consciência que a visão do arquiteto a tudo que está a sua volta é o que  traz o resultado de seu trabalho. Por isso acho importante investir em viagens, outras culturas. A arquitetura é feita para o homem, e o homem hoje é influenciado pelo mundo. As ideias partem sempre da função e da intenção de espaço. A partir daí elas começam a ser trabalhadas.

Como é a participação do seu cliente no projeto de arquitetura?

R.: Tento captar as necessidades do cliente, buscar suas necessidades e entregar um ambiente que tenha sentido para ele, que traga boas memórias e sentimento de prazer. Muitas vezes, no início do processo, o cliente ainda não tem certeza de suas necessidades e das características que gostaria em  seu espaço, cabe a nós mostrarmos opções visuais e tecnológicas atuais e ver o que se encaixa em seu perfil. Temos que lembrar que ninguém vai amar o que ainda não conhece. Novos materiais, novos conceitos, devem ser apresentados e debatidos com o cliente. Visitas a obras, lojas de revestimentos, referencias visuais, são oportunidades de encontrar a linha do projeto. Tento ter em mente, que, embora o projeto seja como um filho, vai sofrer alterações e modificações para atender ao cliente, que é a quem ele irá servir.

Que conselho gostaria de ter recebido quando estudante e hoje tem a oportunidade de dar?
R.: O conselho mais precioso sempre veio da família: o resultado de seu trabalho é fruto do seu esforço em aprendizado, em não desistir, em insistir. Todo processo traz em si importantes oportunidades de conhecimento. Manter a mente aberta a tudo que possa acrescentar na sua vida profissional, é muito importante conhecer visões diferentes da sua.

Ping/Pong

Uma cidade… São Paulo
Uma viagem…  A próxima
Um filme… A espera de um milagre
Domingo é dia de…Família
Arquitetura pra você é… Paixão

Contato profissional Marina de Siqueira e Aranha Magalhães Alcoba

Telefone: (11) 4725-1688 / 97191-8081

Endereço: Rua Joaquim Martins Coelho, 840 – Vila Oliveira – Mogi das Cruzes (SP)