Ma
Marilia Keller

Nascida em São Paulo, Marilia Keller, consultora de empresas, comanda a Ipê Consultoria, criada há três anos. Mas o seu currículo é extenso. E lá se vão cerca de  30 anos de carreira e muito sucesso em todo o Brasil.

Caderno W: Qual é a sua formação e desde quando decidiu seguir o caminho da Consultoria?

Marilia Keller: Fiz psicologia e estudei Marketing e Gestão de Luxo. Sou designer de interiores também. Para aprimorar meu entendimento do ser humano, fiz no IDHL/SP a formação em Coach. Decidi seguir por ter trabalhado com muitas marcas sólidas, como Giorgio Armani, VR, Hugo Boss, Chocolat Du Jour e Artefacto Móveis e Decorações. Percebi a necessidade de criar a consultoria para poder ensinar o ‘pulo do gato’ que aprendi com essas experiências. Cada dia mais, a concorrência é maior e posso passar as estratégias e dicas para uma marca se firmar no mercado e ter uma ascensão real.

Caderno W: Há quanto tempo existe a Ipê Consultoria?

Marilia Keller: Ela foi criada há três anos. A Consultoria Ipê treina contato direto com clientes para potencializar vendas, profissionais que tem melhorar a experiência de compra e fidelizar clientes.

Caderno W: Qual é a proposta da Ipê?

Marilia Keller: A Consultoria tem alguns produtos, destaco entre eles: Para empresas que lidam diretamente com o cliente no varejo, aumentando a visibilidade, lucratividade e fidelização. Neste caso, para empresas varejo atuamos da seguinte forma: verifica-se o mix da coleção (se está tudo certo opara o perfil que quer atender); treinamento da equipe de vendas da área comercial; treinamento de excelência em atendimento; motivacional para equipes; redes sociais (Facebook, Instagram e Site); eventos e calendário de eventos; e-mail marketing; parcerias; fidelização, layout da loja; niforme das equipes e padronização de e-mails.

Para os profissionais da área de arquitetura e design de interiores, alavancando a carreira e criando um caso de sucesso. De que forma? Apresentação/imagem pessoal; logomarca; cartão; site/Facebook e Instagram; apresentação de projeto para cliente; contratos; associações e participação em Feiras e Eventos.

Caderno W: A Consultoria é voltada para qual segmento e qual é a importância dela?

Marilia Keller: Ela é aberta para qualquer segmento, mas no mercado de Decoração e Moda tenho um maior número de clientes. A Consultoria pode mudar, e muito, a vida da empresa. Pode ser a diferença entre uma falta de visibilidade no mercado para uma grande exposição com destaque ao profissionalismo com excelência da mesma.

Caderno W: Qual é o período mais propício para tentar uma mudança de vida?

Marilia Keller: Creio que sempre é o momento ideal para aperfeiçoar os negócios, mas principalmente em épocas de crise, como a que vivemos agora. Quem não muda, não evolui: é engolido! Desaparece.

Caderno W: Como o seu serviço de Consultoria é feito?

Marilia Keller: Para as empresas, o meu trabalho é feito com uma entrevista com o proprietário para detectar as necessidades dele. Feito isso, faço uma imersão de alguns dias, para verificar, com meus olhos e experiência, o que percebo, baseado na sequência de um check-list que estruturei. Em seguida, fecho um relatório e apresento para o proprietário.

Caderno W: Neste caso, o que a Ipê prioriza?

Marilia Keller: Priorizamos as ações. Somente após ter fechado, em comum acordo, o Programa da Consultoria, inicio o trabalho. Cada caso demanda quantidade de horas e frequência. No geral, são necessários três meses, no mínimo, para fazer a implantação. Já no meu trabalho com arquitetos e designers de interiores, a Consultoria pode ser feita em oito sessões de coach individual, com meu sócio e arquiteto Ricardo Caminada. Ou, então, ministramos workshops para arquitetos e designers, com um programa específico sobre “Como construir uma carreira com excelência”.

Caderno W: Que dica você dá para quem quer começar o ano focado em um trabalho?

Marilia Keller: Faça uma fotografia de onde você está de verdade. Anote suas dificuldades. Verifique seu potencial e onde quer chegar. Apenas agindo seu futuro será diferente. Pensar e reclamar não muda não. A vida exige atitude. E um bom norte pode vir por meio de uma Consultoria competente. E nós, da Consultoria Ipê, podemos ajudar com ferramentas e propostas sérias a chegar mais perto no seu objetivo!

Caderno W: Os interessados devem entrar em contato como, Marilia?

Marilia Keller: Pode ser por meio do meu telefone: (11) 9 4785-6599. É importante ressaltar que também faço consultoria em Mogi das Cruzes. Já o endereço eletrônico é este: www.consultoriaipe.com.br