A mialgia pode surgir após um esforço físico repentino, depois de praticar exercício físico intenso ou ao usar um sapato desconfortável, por exemplo. Nestes casos, a dor geralmente surge no final do dia e é muitas vezes sentida como “cansaço nas pernas”. Outra causa comum de dor nas pernas de origem muscular são as cãibras que normalmente ocorrem durante a noite e também durante a gravidez.

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Como aliviar:

  • Fazer exercícios: Os músculos da panturrilha desempenham um papel importantíssimo no retorno do sangue ao coração, funcionando como um “2º coração”. Por isso, fazer exercícios que trabalham esses músculos, como andar, nadar ou andar de bicicleta, melhoram a circulação sanguínea e aliviam as dores nas pernas;
  • Não ficar parada por muito tempo: Quem trabalha sentada deve se levantar a cada duas horas, pelo menos, para movimentar os músculos da perna. Se não for possível, exercitar as pernas mesmo sentada, levantando e abaixando os pés, de meia em meia hora;
  • Elevar as pernas: Tomar um banho morno e deitar com as pernas elevadas porque isso facilita a circulação sanguínea e a desinchar. Deitar de barriga para cima e colocar uma ou mais almofadas embaixo dos pés para que eles fiquem mais altos do que os quadris, deixando as pernas elevadas durante 20 minutos, todos os dias. Essa medida auxilia a saída do sangue das pernas, favorecendo o retorno do mesmo ao coração, trazendo alívio das dores, do peso e do cansaço nas pernas.
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A massagem é um recurso bem-vindo e muito eficaz.

Shalom!

estrela de Davi

Claudia Sant’Anna

fisioterapeuta

951132290