desfazendo-as-ilusoes-do-ego-carlos-handhu-blog
Os pensamentos manifestados dentro do seu ego não são o que você realmente é. Não somos nosso ego, nossos pensamentos nem nossas crenças; somos um reflexo da alma do Universo, que compreende a humanidade inteira. Somos seres espirituais perfeitos, mas constantemente deixamos que o ego nos diga o contrário. Nosso ego é um mecanismo altamente sofisticado e tenta jogar seu manto de enganação sobre a natureza luminosa da nossa alma.

 

O maior objetivo do ego é nos convencer de que ele é um reflexo verdadeiro de quem nós somos; e a maior parte dos indivíduos passa a vida inteira acreditando que é o que o ego diz que eles são. Vejamos as qualidades do ego comparadas às da alma, ou essência pura, dos nossos seres:

– O ego cria a separação; a alma é unida ao Universo.

– O ego cria a limitação; não há limites para a alma.

– O ego é governado pela ilusão; a alma conhece apenas a verdade.

– O ego tem desejos externos e exigências infinitas; a alma tem tudo de que precisa.

– O ego vive no passado e no futuro; a alma habita eternamente o presente.

– O ego encobre nossa verdadeira essência; a alma é a nossa verdadeira essência.

 

A seguir, sete ensinamentos essenciais da sabedoria oriental para ajudar você a se libertar das ilusões criadas pelo ego e alinhar seu caminho com as orientações grandiosas de sua alma:

 

 

“A essência do ego é a limitação.”

desfazendo-as-ilusoes-do-ego-carlos-handhu-blog-1

 

Meditação

Não viva dentro dos limites do ego. Saia dessa prisão enganosa e mesquinha e entre na luz infinita da verdade. Você deve sempre ter em mente que você não é o seu ego, mas, ao contrário, existe em união com a perfeição infinita do Universo. Nesse Universo não existem muros nem fronteiras, mas apenas possibilidades infinitas. Aventure-se constantemente e explore a liberdade e a tranquilidade que existem fora da prisão do ego.

 

Aplicação na Vida Real

Experimente o seguinte: monitore os diálogos interiores do seu ego por apenas três horas por dia. Mantenha sempre papel e caneta por perto para anotar o que seu ego lhe diz. Quais são os juízos que ele faz? Ele apoia os seus esforços? O que ele diz sobre quem você é? Ele é positivo ou negativo? Ele o motiva ou o critica? Isso é apenas um pequeno exemplo do que você pode responder. É de máxima importância que você escute com atenção e cuide do que acontece dentro de si mesmo. Depois desse experimento, decida se prefere viver segundo o ego ou se quer fazer contato com a sabedoria e o esplendor da sua alma.

 

 

“Não é o prazer que nos faz felizes.”

desfazendo-as-ilusoes-do-ego-carlos-handhu-blog-2

 

Meditação

Os prazeres sensoriais efêmeros gerados pelos bens materiais e corporais não satisfarão seu anseio pela felicidade e pela tranquilidade. O estado de felicidade que você busca já está dentro de você naturalmente e deve ser aproveitado com consciência. Absolutamente nada fora de você lhe trará o contentamento verdadeiro. Você pode continuar essa busca inútil fora de você, mas saiba que ela não tem fim.

 

Aplicação na Vida Real

Lembre-se de quando você conseguiu algo que realmente queria. Essa coisa ainda lhe dá felicidade diariamente ou foi substituída por novos desejos? Você acredita que prazeres transitórios lhe trarão felicidade duradora? Comece sua expedição interior para despertar a felicidade que é a sua essência inerente. Essa felicidade está presente em qualquer momento em que estamos vivos e respirando; basta você reconhecê-la e aproveitar seu potencial.

 

 

“O eu e o conteúdo da mente são completamente separados. Nossa vida comum, que visa à satisfação externa, não é capaz de distinguir entre um e outro.”

desfazendo-as-ilusoes-do-ego-carlos-handhu-blog-3

 

Meditação

Sua busca pelo prazer em objetivos, acontecimentos e pessoas é um ciclo perpétuo sem nenhum resultado satisfatório. Ela o mantém eternamente vazio e insatisfeito, pedido no vácuo do seu ser corpóreo. Essa é a grande ilusão pela qual incontáveis seres humanos são, por causa do engano, guiados diariamente. Fuja da escuridão da mente e descubra a verdade que reside dentro da claridade do seu ser essencial.

 

Aplicação na Vida Real

Distinguir entre o “você verdadeiro” e o “você ilusório” é essencial na sua jornada espiritual. Você perde muito do que verdadeiramente constitui a vida quando acredita nas mentiras da mente que dizem respeito a você. Comece sua jornada por dentro e identifique o ser essencial que espera para ser seu companheiro. Ouça atentamente o sussurro da alma em vez de ser levado de qualquer maneira pela sua mente ilusória. Altere seu foco lentamente dos prazeres sensoriais periféricos para a felicidade interior, que é infinita.

 

 

desfazendo-as-ilusoes-do-ego-carlos-handhu-lotus-blog

 

 

“Quando a mente se destaca do eu profundo, o mundo aparece.”

desfazendo-as-ilusoes-do-ego-carlos-handhu-blog-4

 

Meditação

Um objetivo que poucos buscam e, infelizmente, menos ainda alcançaram, é se livrar da mente ilusória. Isso é lamentável; quando nossa mente está tranquila, começamos a perceber a natureza preciosa de tudo que nos cerca. Abra os olhos da alma e banhe-se na luminosidade e na pureza do Universo.

 

Aplicação na Vida Real

Vá ao seu ambiente favorito e relaxe seu corpo, mente e alma. Pode ser uma sala na sua casa, perto de um riacho na mata, a praia ou uma trilha arborizada na natureza. Esse lugar é o seu retiro especial. Se você não tem à sua disposição um ambiente sereno para encontrar a paz e a tranquilidade, busque um imediatamente. Nesse lugar especial, inicie a jornada de acalmar a mente e permitir que o Universo permeie seu ser. Comece a levar lentamente esse estado para todos os ambientes da sua vida. No final, você terá desenvolvido a capacidade de manter a tranquilidade na mais caótica das situações; esse é o seu maior poder.

 

 

“Libertar-se do desejo leva à paz interior.”

desfazendo-as-ilusoes-do-ego-carlos-handhu-blog-5

 

Meditação

Inumeráveis desejos permeiam nossa vida diária, causando uma angústia infinita. Realizamos um e logo partimos para o próximo. Fazemos a compra dos sonhos e, como que por milagre, descobrimos que precisamos de algo maior e melhor. Quando conhecemos nossa verdadeira alma gêmea, encontramos outra tão rápido quanto encontramos a primeira. Essa busca sem sentido pela perfeição e pela felicidade fora de nós mesmos nunca acabará. Tudo o que você vai conseguir desses desejos é ser afastado do momento precioso que é a vida em si.

 

Aplicação na Vida Real

Pode ser que se libertar de todos os desejos nunca se torne uma realidade na sua vida. Entretanto, esforçar-se constantemente para ter uma vida interior mais completa, minimizando seus desejos, é com certeza um esforço viável e no final levará você à iluminação total. Comece por ponderar sobre a natureza dos seus desejos e sentimentos e não deixe de contemplar honestamente os efeitos deles na sua vida interior. Suas posses e desejos o aproximam ou o afastam da sua jornada espiritual? Você está ganhando a corrida para o sucesso ou está perdido no processo?

 

 

“Dome o único inimigo que há dentro de você: a ilusão.”

desfazendo-as-ilusoes-do-ego-carlos-handhu-blog-6

 

Meditação

A ilusão é a força poderosa que é responsável por todo sofrimento na nossa vida. Todo dia caminhamos a esmo e sem consciência, alimentando e fortalecendo essa ilusão que nos mantém presos aos prazeres sensuais passageiros em vez de extrair a felicidade e o êxtase puros que residem dentro da nossa alma. Apenas o iludido persegue infinitamente os desejos e nunca chega a sentir a verdade ou a beleza da vida.

 

Aplicação na vida Real

Você deve avaliar sua vida profundamente e, de maneira sincera, reconhecer quais ilusões guiam sua existência atual. A princípio, em razão do compromisso do seu ego com essas falsas crenças, pode parecer que elas sejam baseadas na realidade; mas se você examinar honestamente essas distorções do ego, a sabedoria que está dentro de você jamais mentirá. A partir daí, o seu principal objetivo é se livrar dos grilhões desse inimigo, simplesmente vivendo de acordo com a sabedoria da sua alma.

 

 

“A tarefa mais importante na vida é domar a mente.”

desfazendo-as-ilusoes-do-ego-carlos-handhu-blog-7

 

Meditação

Se você acalmar a turbulência da mente e cessar seus desejos infinitos, poderá verdadeiramente sentir a realidade absoluta do Universo. A mente lhe mostrará muitos e muitos caminhos, menos o da verdade. Inicie a jornada de se desapegar da sua mente e se harmonizar com a paz interior e a perspicácia da sua alma.

 

Aplicação na Vida Real

Comece a monitorar o modo pelo qual sua mente trabalha. Conscientize-se de todos os pensamentos, mas não se apegue a eles. Deixe que os pensamentos surjam e desapareçam silenciosamente, como folhas flutuando no riacho reluzente da sua consciência. Seus pensamentos não são você, são apenas pensamentos. Quando nos identificamos com a mente e o ego, nos perdemos no caos que há dentro deles. Vigie seus pensamentos sem deixar que eles controlem a sua vida. Permaneça na tranquilidade do Universo e escute a orientação dele; é o sussurro gentil e compassivo que vem do seu coração que guiará você à libertação e à iluminação.

 

 

Você terá sempre a habilidade de escolher qual caminho você quer seguir: o caminho governado pelo ego ou o caminho iluminado pela alma. Certamente você pode continuar sua busca maníaca e infinita pela felicidade fora de si mesmo, ou pode seguir a orientação sábia e gentil da sua alma. Com certeza, é possível escapar do sofrimento e do caos criados pelo ego. Fique tranquilo; podemos resistir à força que nos puxa para o mundo ilusório. Comece imediatamente, sem hesitar, sua jornada sagrada rumo à liberdade, e que alinhe seu caminho pessoal com os princípios universais da sua alma. Silencie seu ego e entre no reino bem-aventurado do seu ser mais profundo!

 

 

Ouça a linda canção “Eu Descobri”, de Gilberto Gil:

 

Base: Joias da Sabedoria Oriental, Richard A. Singer Jr, Editora Pensamento
2