Sérgio Nogueira

Postado em 07 de março de 2017

Formado em Administração de Serviços pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e com MBA em Marketing também pela UMC, o mogiano Sérgio Henrique de Mattos Nogueira, de 38 anos, sempre teve como hobbie cozinhar. Depois de atuar como propagandista médico, sentiu a necessidade de dar um novo sentido a sua vida profissional e foi busca de desafios. Há um ano lançou a Vide Garni, onde une empreendedorismo e a sua paixão pela cozinha, oferecendo comida caseira, com um toque gourmet. Confira a entrevista de Sérgio, marido de Adriana Nogueira, e pai de  Eduarda, de 10 anos, e Alice, de 4 anos.

IMG-20170306-WA0028

Sérgio Nogueira

 

Caderno W: Sérgio, como surgiu a Vide Garni? 

Sérgio Nogueira: Durante anos, trabalhei em grandes empresas nacionais da indústria farmacêutica, na função de propagandista médico. Foi um período de muito aprendizado, realmente uma escola e onde fiz grandes amigos. Com o tempo, percebi que não era isso que eu queria para a minha vida. Queria fazer algo maior, desafiador, ajudar as pessoas de alguma maneira. Foi aí que juntou a vontade de comer com a vontade de empreender, nascendo a Vide Garni.

Caderno W: E como foi esse começo? 

Sérgio Nogueira: Demos início às atividades em abril de 2016. Este primeiro ano foi marcado por ajustes, para entender o mercado saudável na prática. Aprimorei os nossos produtos, desenvolvi novos, sempre primando pela qualidade.

Caderno W: E é você mesmo que coloca as “mãos na massa”?

Sérgio Nogueira: Eu sempre gostei muito de cozinhar, era um hobbie. Acho mágico você preparar algo com o intuito de agradar os outros. Fiz cursos, me aprimorei, então tudo o que é produzido na nossa cozinha sou eu mesmo que faço ou passa pela minha supervisão. Fiz cursos de Chef Básico e também outros de curta duração, como risotos, tortas, hambúrguer gourmet e vegetariano, salgados e refeições naturais, cozinha vegetariana, temperos e ervas, nhoques e lasanhas e geleias.

 

Caderno W: Qual é a proposta da Vide Garni?

Sérgio Nogueira: A Vide Garni Gastronomia Saudável é uma empresa de alimentos congelados, embalados a vácuo e prontos para consumo. Nossa proposta é levar uma comida caseira, mas com um toque gourmet, sempre priorizando ingredientes mais frescos e naturais. Com requinte e frescor, o Vide Garni dá um toque ao mesmo tempo clássico e inovador a qualquer mesa, surpreendendo o paladar de qualquer amante da boa gastronomia. Além de ser uma ótima opção para uma dieta saudável, pode ser uma pedida certa para uma noite romântica ou comemorativa. Com a necessidade de propagar comida com sabor e misturas saudáveis, fora da rotina do dia a dia, ou seja, comida “desindustrializada”, unimos alimentação saudável, prática e saborosa.

Caderno W: Como e onde são feitos os pratos?

Sérgio Nogueira: É tudo preparado em uma cozinha de produção, não trabalhamos com alimentos multiprocessados. Todas as bases, como caldos e molhos, são preparadas na cozinha. Eu primo por alimentos frescos e naturais. Após o preparo, as porções são embaladas a vácuo, o que aumenta a durabilidade do produto e garante perda mínima de nutrientes, vitaminas, textura, sabor, cor e frescor do alimento e depois congelados. A sensação que dá, é que o alimento acabou de sair da panela.

Caderno W: De que forma o cardápio é pensado? Você conta com quantos profissionais?

Sérgio Nogueira: O cardápio é pensado de forma cuidadosa, planejado e elaborado para atender necessidades e tendências que o mercado pede. A minha esposa, Adriana, me ajuda muito no relacionamento com o cliente e na administração do negócio em si. Hoje, consigo optar por freelancers, a tecnologia a vácuo me permite produzir mais por um tempo curto, foi tudo pensado e planejado desde o início do negócio. Esta é uma realidade em grandes restaurantes em SP, permite que o estabelecimento opte em reduzir o quadro de funcionários e contrate freelancers quando a demanda é superior.

20170116_193214

Caderno W: O cliente recebe alguma orientação na hora de escolher os kits ou ele já sabe o que deseja?

Sérgio Nogueira: O cliente tem a opção de escolher os itens que mais lhe agrada, de acordo com o gosto e paladar. Ou optar por kits mais direcionados a uma dieta ou estilo de vida. Temos kits zero carbo, leve light, vegetariano, entre outros, mas qualquer um destes kits o cliente também pode aprimorá-lo de acordo com o gosto dele. O valor médio é de R$ 17,00, a refeição.

Caderno W: Os pedidos podem ser feitos de que forma?

Sérgio Nogueira: Como não possuímos uma sede física, apenas uma cozinha de produção, os pedidos são feitos por meio do telefone. Também utilizo muito as mídias sociais, de maneira bem eficiente. Dessa forma, whatsapp, facebook e instagram são canais de vendas que funcionam bastante para a Vide Garni. Atendemos das 8 às 18 horas. Após a confirmação do pedido, a entrega é feita em até 48 horas. O pedido mínimo é de R$ 50,00.

Caderno W: Como você avalia o crescimento desse mercado e a que se deve esse fenômeno?

Sérgio Nogueira: Apesar do cenário econômico pouco favorável, a preocupação com a corpo e com o estilo de vida impulsiona o mercado de alimentos saudáveis. É só perceber o número de opções que existe no mercado, e conversar com alguns poucos conhecidos e verá quantos optaram por uma alimentação saudável, a maioria, com certeza. As pessoas estão buscando cada vez mais este tipo de alimento porque sentem a diferença que faz na saúde.

Com a esposa, Adriana

Com a esposa, Adriana

Caderno W: Consegue traçar o perfil do seu cliente? Atende fora de Mogi, também? 

Sérgio Nogueira: Atletas, praticantes de atividades físicas e amantes da alimentação saudável. Em breve, atenderemos também em Suzano, Poá, Itaquá, Arujá e almejo uma parte de SP também.

Caderno W: Quais são os projetos para este ano? 

Sérgio Nogueira: Ter uma base sólida de clientes é o objetivo. Tenho pesquisado bastante, quero trazer coisas novas para Mogi. Minha pretensão é aumentar o território de atuação por meio de e-commerce e também  em pontos de vendas que tenham os produtos  da Vide Garni.

Caderno W: Como se mantém atualizado?

Sérgio Nogueira: Por meio da leitura de livros e da Internet. Leio bastante sobre gastronomia, sempre aprimoro meu conhecimento por meio de leitura.

Caderno W: E com toda essa correria, como concilia a vida em família?

Sérgio Nogueira: Levo as minhas filhas todos os dias ao colégio e depois disso vou para a cozinha e lá começa todo o trabalho. Tenho me dedicado muito ao meu negócio, o que ocupa muito nosso tempo. À noite, me dedico a minhas filhas e à Adriana. O meu fim de semana é sempre para elas, fazendo alguma atividade, seja aqui mesmo em Mogi das Cruzes, na praia ou na Capital.

Blogs


Não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos artigos dos blogs, a responsabilidade é de seus respectivos autores.