Paulo Coutinho

Postado em 15 de setembro de 2017

Conheça agora a vida de um arquiteto experiente e muito profissional, que se apaixonou pela profissão quando teve a primeira aula de desenho arquitetônico: Paulo Coutinho, da Coutinho Arquitetura. Boa leitura!

Quem é Paulo Coutinho?

R.: Sou arquiteto por opção. Todos me conhecem como Coutinho, o primeiro nome só é usado pela minha esposa e parentes muito próximos. Creio no projeto em grupo, várias pessoas pensando sobre um determinado programa de necessidades sempre será melhor do que aquele desenvolvido por uma única pessoa. Criamos um método de trabalho único e inovador, que facilita fazermos projetos que geram maior economia construtiva e economia energética. Isto é a Coutinho Arquitetura: um time! Formado, atualmente, por 12 profissionais.

Como foi o seu primeiro contato com a arquitetura?

R.: O primeiro contato foi em 1977, quando tive aula de desenho arquitetônico pela primeira vez. Foi amor à primeira vista.

Quais são as suas influências? E como surgem as ideias?

R.: O que me influencia grandemente são os seres vivos, como eles constroem seus corpos, economizando material e energia, fazendo o mais belo e funcional possível. Vejo a arquitetura não como arte, pois a arte se encerra nela mesma. A arquitetura fica acima da arte, pois ela tem que ser funcional, ter conforto, e ser econômica na construção, para assim, podermos preservar os recursos naturais e proteger a natureza.

Como é a participação do seu cliente no projeto de arquitetura?

R.: Eu pertenço ao grupo de profissionais de arquitetura que usa a linguagem arquitetônica para traduzir as vontades e anseios dos clientes. O cliente descreve sua maneira de ser e de se relacionar com a família e com os amigos, tanto nos momentos reservados, como também nos momentos de relacionamentos sociais. Pela descrição que nos passam, nós fazemos um estudo em grupo para executar um projeto que atenda às suas necessidades primordiais, e com o menor custo construtivo/energético. Portanto, o cliente tem uma boa parcela de participação. Não vejo o arquiteto como inventor de espaços, vejo ele como tradutor de sonhos.

Que conselho gostaria de ter recebido quando estudante e hoje tem a oportunidade de dar?

R.: Não desista dos seus sonhos.

Ping/Pong

Uma cidade… Mogi das Cruzes, onde vivo.

Uma viagem… Tornar Mogi mais humana, funcional e bela.

Um filme… Retrospectiva de como era Mogi e de como ficará.

Domingo é dia de… Alegria, pois estamos recarregando as baterias, para iniciar com paixão mais uma semana de muito trabalho.

Arquitetura pra você é… A possibilidade de você ajudar a uma pessoa que pretende construir sua casa, comércio, indústria e traduzir em realidade todos seus anseios e necessidades com o máximo de economia. Quase uma bioarquitetura.

Contato profissional Paulo Coutinho – Coutinho Arquitetura

Telefone: (11) 4738-5694 / 97094-9191

Site: www.coutinhoarquitetura.com.br

Blogs


Não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos artigos dos blogs, a responsabilidade é de seus respectivos autores.