Vacinação contra Hepatite B já começou em Mogi
Vacinação contra Hepatite B já começou em Mogi

 

Como ocorre todos os anos no período de férias, a Secretaria Municipal de Saúde está reforçando a importância da imunização contra hepatite B. A dose é voltada para pessoas com até 29 anos e o objetivo é aproveitar este período para proteger a população contra a doença, principalmente adolescentes e jovens com idade entre 15 e 29 anos que ainda não foram vacinados.
Disponível desde 1998 no calendário de imunização do Estado de São Paulo, a vacina contra hepatite B é a melhor forma de prevenir a doença. “A hepatite é uma infecção do fígado que pode evoluir para doenças mais graves. A vacina contra hepatite B faz parte do calendário de rotina para os adultos e é importante também para as gestantes”, informa a médica da Vigilância Epimidemiológica Municipal, Tereza Nihei. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
A hepatite B é uma infecção do fígado causada por vírus e transmitida pelo sangue ou por relações sexuais. Os sintomas iniciais das formas agudas podem ser cansaço, tontura, enjoo, febre, dor na região do fígado, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, mas é importante lembrar que nem sempre os sintomas aparecem.

Para ficar completamente protegido contra a doença é preciso tomar três doses da vacina. A segunda dose acontece um mês depois da inicial. A terceira, após seis meses.