Até o dia 23 de junho, o público pode conferir no SESI Mogi das Cruzes a exposição Fachadas do Abandono, de Antonio Ramirez Lopez. A mostra apresenta a degradação de casarões e sobrados paulistanos construídos entre o final do século XIX e início do século XX.

Para Lopez, as imagens são uma denúncia da má conservação de edifícios antigos e históricos, além de revelar o descaso e ausência de medidas eficazes para a preservação desses patrimônios culturais. “Esse trabalho é uma crítica ao abandono das construções que representam o pensamento estético e artístico da sociedade”, afirma o artista.

Além de documentar a falta de cuidado com edificações que participaram da formação da sociedade paulistana, a mostra tem a intenção de provocar o público a refletir sobre a necessidade de proteger, preservar e manter para as futuras gerações esses patrimônios. “Essas edificações representam as memórias e a herança cultural de importantes períodos históricos”, completa Lopez.

Sobre Antonio Ramirez Lopes

 

O paulistano Antonio Ramirez Lopes começou a fotografar em 2004 e o que era apenas um hobbie durante as viagens de férias ou reuniões familiares se transformou profissão – principalmente pelo seu interesse não somente pelas técnicas fotográficas, mas, principalmente, pelos encantos estéticos da imagem revelada. Embora de temática eclética, seu trabalho enfatiza imagens aparentemente simples do cotidiano, porém constituídas de rara beleza.

SERVIÇO

Exposição Fachadas do Abandono

Local: SESI Mogi das Cruzes– Rua Valmet, 171 Brás Cubas

 

Informações: (11) 4723-6900

Site: https://mogidascruzes.sesisp.org.br/

Entrada gratuita