Secretaria de Saúde de Mogi vai distribuir camisinhas no Carnaval
Secretaria de Saúde de Mogi vai distribuir camisinhas no Carnaval

 

O Programa Municipal de DST/Aids inicia neste final de semana a programação de atividades de orientação e prevenção à Aids e doenças sexualmente transmissíveis para o período de Carnaval. A equipe estará neste domingo (3), a partir das 14 horas, no evento de Pré-Carnaval realizado numa parceria entre Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Sociedade Amigos de Sabaúna (SAS), em frente à estação ferroviária, que fica na rua Francisco Rodrigues Mathias.
Na próxima semana, nos dias 9, 10, 11 e 12, o Programa Municipal de DST/Aids trabalhará com duas equipes: uma concentrada na Avenida Cívica, onde serão realizados os tradicionais desfiles das escolas de samba e blocos, e outra nos festejos carnavalescos do Distrito de Sabaúna.
O principal objetivo da ação é promover e estimular o uso da camisinha em todas as relações sexuais para prevenir a Aids, outras doenças sexualmente transmissíveis e, ainda, uma possível gravidez indesejada.

Para saber mais sobre Aids, uso de preservativos e sobre o teste de HIV, gratuito e anônimo, a população pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), um serviço público que oferece testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C, com aconselhamento multiprofissional e sigilo absoluto. O Centro funciona na Rua Fausta Duarte de Araújo, 412, no Jardim Santista. Informações: 4738-5876.
Assim se pega AIDS:

• Através do esperma, secreção vaginal e sangue infectado;
• Agulhas e seringas em grupo (drogas injetáveis);
• A mulher infectada com o vírus pode transmiti-lo para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação;
• Nas relações sexuais sem camisinhas, com homem ou mulher infectados, e quanto maior o número de parceiros sexuais, maior o risco de contaminação.
Assim não pega:

• Ter relações sexuais com camisinha, receber sangue devidamente controlado e atestado;
• Doar sangue usando agulha descartável ou esterilizada;
• Abraçar, apertar a mão ou fazer carícias;
• Usar copos, talheres, lençóis, travesseiros, roupas, toalhas e sabonetes. Utilizar vasos sanitários, piscinas ou saunas;
• Além da AIDS existem doenças como a sífilis e as hepatites B e C, que são transmitidas através de relações sexuais.