Medida tem caráter preventivo e será adotada após queda de uma peça da estrutura e análise da Defesa Civil. Secretaria de Serviços Urbanos fará o planejamento da ação
Medida tem caráter preventivo e será adotada após queda de uma peça da estrutura e análise da Defesa Civil. Secretaria de Serviços Urbanos fará o planejamento da ação

A Prefeitura de Mogi das Cruzes irá preparar uma operação especial para a retirada do Torii localizado na rodovia Mogi-Dutra, na entrada da cidade. A medida, que tem caráter preventivo, será adotada após queda de uma peça da estrutura, ocorrida devido às fortes chuvas registradas na cidade na última semana, e busca garantir a segurança dos motoristas e pedestres que circulam pelo local.

O planejamento será realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, contará com a participação de outras pastas da Administração Municipal e também necessitará do apoio da empresa Bandeirante Energia, já que existem cabos de alta tensão nas proximidades. Devido à complexidade do trabalho, será necessária, inclusive, a locação de equipamentos específicos para este tipo de procedimento.

Após a queda de uma peça da estrutura do portal, ocorrida na última semana, a Defesa Civil realizou uma vistoria no Torii e constatou deterioração da estrutura, que possui 8,40 metros de altura e 22 metros de largura. Com isso, apesar de não haver risco iminente de queda do equipamento, foi recomendada a sua retirada preventiva da via.

“Trata-se de uma estrutura de grande porte e que possui concreto em sua base. Assim, será necessário um guindaste para fazer a retirada da estrutura. Além disso, temos cabos de alta tensão que passam próximos ao portal, o que exigirá a participação da empresa concessionária de energia elétrica”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira.