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Nas metas de novo ano, emagrecer é um dos objetivos mais comuns. Porém, sacrificar a saúde em busca do corpo perfeito pode custar caro ao organismo.

O presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Durval Ribas Filho, alerta que “sacrificar refeições não é benéfico para quem deseja emagrecer e manter a saúde”.

Equilibrar os nutrientes é o aconselhável quando se deseja entrar em forma. “O ideal é limitar a quantidade de gorduras saturadas e trans ingeridas no dia a dia. Encontradas, principalmente, em carnes vermelhas e brancas, iogurte, manteiga, margarina, biscoitos e sorvete, estas gorduras podem fazer mal à saúde se consumidas em excesso”, explica Durval.

Evitar o consumo de mais calorias que o necessário, diariamente, é outra questão que precisa de atenção redobrada de quem busca emagrecer mantendo a saúde. O nutrólogo esclarece que “o sal, o açúcar e o álcool são os grandes vilões das dietas. Por outro lado, é vital que a pessoa consuma alimentos ricos em nutrientes para os resultados da dieta serem notados”.

Acreditar em dietas milagrosas e fórmulas prontas para emagrecer é outro mito que, alimentado por sonhos de perder peso sem sacrifícios, acaba se mantendo em evidência no mercado. “As pessoas possuem hábitos alimentares diferentes umas das outras, o que, consequentemente, difere a real necessidade de cada um ao emagrecer. Sendo assim, procurar um profissional qualificado é o primeiro passo para identificar o problema e solucioná-lo da melhor maneira”, conclui o especialista.