Mogi recebe mais uma vez o Natal Iluminado
Mogi recebe mais uma vez o Natal Iluminado

Nesta quinta-feira (19) a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), realiza o Natal Iluminado 2013. O evento, que já chega no município ao seu quarto ano consecutivo, acontece na Catedral de Santana e terá apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, do Coral Musicativa, Coral Sinfônico Jovem de São José dos Campos e do tenor Sérgio Wernek.
O evento será gratuito e terá início às 19 horas, com uma celebração religiosa. Em seguida, às 20 horas, começam os concertos musicais – que serão transmitidos ao vivo em imagens projetadas na fachada da Catedral. Desta forma, quem estará do lado de fora também poderá acompanhar as apresentações que acontecerão dentro da Igreja Matriz.
Às 21 horas, o público terá a oportunidade de assistir a um espetáculo de imagens na fachada da Catedral com a técnica de video mapping, que consiste na projeção de vídeos em objetos ou superfícies com estruturas de grandes dimensões, como fachadas de edifícios e estátuas.
“O Natal Iluminado já é uma tradição na cidade, mas a cada ano apresenta um espetáculo diferente, com projeções que brincam com a arquitetura da Catedral e com apresentações musicais emocionantes. Quem não conhece não pode perder esta oportunidade, e quem já viu, vale a pena acompanhar a edição deste ano”, destaca o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli.
Além da Capital, a programação do Natal Iluminado 2013 contempla outras cinco regiões do Estado, incluindo Mogi. “Esse é o quarto ano consecutivo que Mogi das Cruzes é incluída na lista das cidades paulistas por onde o Natal Iluminado passa, o que confirma a importância do Município no cenário estadual. Mas é, antes de mais nada, um espetáculo para presentear a população local e espalhar a magia do Natal”, destaca Tânia Fukusen Varjão, presidente da ACMC.
O Natal Iluminado 2013 já foi realizado na capital paulista (1/12), em Ribeirão Preto (4/12), em Piracicaba (6/12) e em Taubaté (12/12). A última cidade será Santos, no dia 22/12. Mais informações no site www.nataliluminado.acsp.com.br.

Sobre o Natal Iluminado
O Natal Iluminado foi concebido em 2000 pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para deixar a capital paulista mais iluminada e decorada, atraindo consumidores e turistas no fim do ano. Para isso, o prédio da entidade recebeu decoração especial, assim como suas 15 Sedes Distritais. Cada Distrital criou uma comissão julgadora para premiar a rua, o comércio e a residência com a decoração natalina mais criativa de cada região. Essas premiações são realizadas até hoje pelas Distritais. Em 2006, o Natal Iluminado foi expandido por iniciativa também da ACSP, adquirindo o formato atual – com apresentações de canções populares de Natal e com temas conhecidos da música clássica. Na ocasião, a Sinfônica Heliópolis e o Coral da Gente, ambos do Instituto Baccarelli, apresentaram-se nas escadarias do Teatro Municipal. Em 2010, juntamente com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o projeto foi ampliado para outras cidades paulistas.