7f10398e-4be1-4155-b974-643c12d56ac5

Um sem ­número de papeis jogados no chão. Neles estão a foto, o nome e o número de candidatos a cargos políticos.

Em cidades como Mogi das Cruzes, a cena é comum nas ruas dos locais de votação no dia das eleições. A prática, além de poluir vias e entupir bueiros, ainda pode causar quedas, uma vez que o material dos “santinhos” é escorregadio.

Pensando nisso é que o SEJA!, movimento de conscientização cidadã, vai realizar um ato cívico contra a sujeira eleitoral neste domingo (2), quando acontece a escolha de prefeito e vereadores. A ideia é recolher os santinhos dos arredores de alguns colégios eleitorais e, em seguida, encaminhá-­los para a reciclagem.

O “Rua Limpa, Urna Limpa” é realizado desde as eleições de 2012. Naquele ano, 25 jovens se reuniram para varrer as ruas próximas à Escola Estadual Dr. Washington Luiz, no Centro Cívico de Mogi das Cruzes. Depois, no pleito de 2014, mais uma vez o Movimento SEJA! reuniu gente disposta a promover a conscientização: dessa vez, 60 pessoas participaram do protesto cidadão.

Segundo Gabriel Bastianelli, um dos coordenadores do Movimento SEJA!, a proposta, além do posicionamento contra a sujeira nas ruas provocada por candidatos, é também um simbolismo contra a corrupção na Política. Além disso, “o ato cívico busca promover a importância de votar conscientemente e a necessidade de mudança no jeito de fazer campanha eleitoral”, comenta.

Neste ano, os voluntários se encontram às 9h da manhã do domingo, em frente à Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, sendo que a escolha dos locais que serão varridos será feita no dia, dependendo da quantidade de participantes e da concentração de santinhos.

Os candidatos que são contra a prática de jogar santinhos no chão também podem participar. Movimento SEJA! O SEJA! é um movimento de conscientização cidadã e política que existe desde 2010. Promove intervenções e ações urbanas, além de palestras e mobilizações digitais para falar de atitudes de cidadania.