O Banco de Leite Humano funcionará no prédio do Pró-Mulher, no Mogilar
O Banco de Leite Humano funcionará no prédio do Pró-Mulher, no Mogilar

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugura o Banco de Leite Humano nesta sexta-feira (7), às 11 horas. O novo equipamento garantirá importante serviço de saúde, sobretudo na redução da mortalidade infantil na cidade. Será instalado no novo Pró-Mulher, que fica na rua Manoel de Oliveira, número 30, no bairro do Mogilar.

O Banco de Leite está sendo instalado pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Rotary Club Mogi das Cruzes – Leste. “O Rotary nos ajudou muito com a destinação de recursos que foram utilizados para a compra dos equipamentos. Com exceção de Guarulhos, que já conta com uma unidade, Mogi das Cruzes será o único município da região a ter este importante equipamento de saúde”, informa o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho.
Segundo ele, o Banco de Leite representará mais um importante avanço nas ações voltadas para a redução da mortalidade infantil em Mogi das Cruzes, que vem conseguindo reduzir significativamente os índices. Basta verificarmos a queda de 21,5 – índice registrado no ano 2000 – para 12,4 em 2011, último índice medido pela Fundação Seade. “O Banco de Leite complementará outras ações em andamento, como o Programa Mãe Mogiana, que garante atendimento humanizado para todas as parturientes do município por meio do atendimento realizado em conjunto com a Santa Casa”, acrescenta.
“O Banco de Leite deverá atender os hospitais de Mogi e região do Alto Tietê, além das crianças que, por qualquer motivo, não podem ser amamentados diretamente por suas mães”, informa o secretário. O leite materno, especialmente o produzido nos 15 primeiros dias após o parto, reúne todos os nutrientes necessários para reforçar o sistema imunológico do bebê, além de evitar infecções. Um bebê que mama no peito nos primeiros seis meses de vida apresenta menos infecções e doenças. Mais informações pelo telefone 4798-7344.