Prêmio Inovacidade foi apresentado no Cemforpe
Prêmio Inovacidade foi apresentado no Cemforpe

O Prêmio Inovacidade, recebido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes pela implantação do SIS – Sistema Integrado de Saúde, deverá figurar entre os 100 melhores cases brasileiros da próxima edição do Bright Green Book – O Livro Verde do Século 21. A confirmação foi feita pelo presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVE-PE), Leopoldo Albuquerque, na noite de segunda-feira (12/8), durante a cerimônia de apresentação da premiação, realizada no auditório do Cemforpe, reunindo centenas de convidados, entre autoridades e profissionais da Rede Municipal de Saúde.

O projeto premiado é “Mogi das Cruzes: Saúde Municipal mais Eficiente”, que detalha os avanços alcançados pelo município por meio da informatização. O prêmio é dividido com a MV, empresa responsável pela implantação tecnológica do SIS. “O case de Mogi das Cruzes serve de modelo para outras cidades que desejam modernizar o atendimento e oferecer mais qualidade aos cidadãos. Mogi das Cruzes enfrenta os mesmos problemas que outros municípios, mas está conseguindo resultados surpreendentes por meio da modernização e do trabalho de uma equipe dedicada”, afirmou Albuquerque.
O presidente da ADVE entregou o prêmio ao prefeito Marco Bertaiolli, que fez questão de dividir a conquista com o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, o adjunto Marcello Cusatis, o médico Luiz Antônio Coelho Filho, que trabalha na Unica, e a auxiliar de enfermagem Antônia Euni Calixto Morbe, da Unidade Básica de Saúde da Ponte Grande. “Ninguém faz absolutamente nada sozinho. O reconhecimento dessa noite é o reconhecimento de todos que fazem da saúde pública de Mogi das Cruzes o seu trabalho e o seu sacerdócio”, afirmou o prefeito.
Bertaiolli confirmou presença na cerimônia de premiação que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de novembro em Recife (PE) e, no final da solenidade, ainda sorteou duas viagens entre os funcionários da saúde. Os sorteados foram Cléber Eduardo Almeida e Áurea Miranda.

Sistema Integrado de Saúde
Desde a sua implantação, em 2011, o Sistema Integrado de Saúde vem promovendo importantes avanços no atendimento de saúde em Mogi das Cruzes. O trabalho começou com a informatização de toda a rede municipal de saúde e a interligação das unidades e está evoluindo para a disponibilização de recursos importantes como o controle de estoques e vagas, a confirmação de consultas e exames por mensagens de celular ou fonadas e o prontuário eletrônico. “Outro importante avanço está na possibilidade de enxergarmos a realidade de cada unidade, com detalhes sobre as principais demandas e enfermidades, o que nos possibilita traçar planos de ações pontuais e preventivas de saúde”, explica o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho. O Sistema conta, ainda, com um recurso importante que é o Cartão SIS, uma facilidade de acesso aos mogianos que hoje já soma quase 80 mil usuários cadastrados.