Fachadas com LED são econômicas e sustentáveis
Chegou a época de Natal e as fachadas das casas, lojas, escolas e repartições públicas estão no clima de fim de ano, com decorações especiais, compostas, principalmente, por muitas luzes. Mas, para garantir um belo espetáculo, é necessário tomar alguns cuidados. E, se quanto mais lâmpadas melhor, nada mais justo do que analisar o custo-benefício da decoração externa. Assim, alguns fatores precisam ser levados em conta, como economia, segurança e durabilidade das lâmpadas. O que se mais se vê nesta temporada são lojas abarrotadas de piscas-piscas, de todas as cores, formatos e tamanhos.

 

Decoração em LED
Decoração em LED

 

Antes de comprar lâmpadas de Natal, é preciso atentar para um fato muito importante. “A marca escolhida precisa ter selo de certificação, porque é ele que garante a segurança na instalação das luzes, já que estamos falando de um produto ligado à energia elétrica e, principalmente, porque será instalado na parte externa de um prédio, portanto, pode oferecer perigo para a pessoa que está manipulando as lâmpadas e também para pedestres”, explica Rogério Zimiano, especialista em projetos de iluminação e sócio-proprietário da empresa LED Solutions.

Quando se fala em lâmpadas de Natal, além da segurança, é preciso atentar para dois outros fatores: economia e durabilidade. Nestes aspectos, a solução percorre um caminho sustentável e ecologicamente correto, que é a utilização de lâmpadas de LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz). “Estamos falando de um produto que está conquistando o mercado consumidor, pois, além da variedade de cores e tamanhos, as luzes de LED se transformam em piscas-piscas com qualidade comprovada e muitos benefícios, pois poderão ser utilizadas por muitos Natais devido a sua alta durabilidade e o melhor, gera uma economia de energia significativa se comparadas com as lâmpadas comuns”, ressalta Zimiano. As luzes de LED são encontradas em formato tradicional, em cortinas, refletores RGB ou cordões de pisca-pisca.

 

LED para fachada
LED para fachada

 

Dicas e cuidados para instalar pisca-pisca na fachada

Ao comprar luzes de Natal, fique atento para ver se elas possuem selo de qualidade, pois muito mais que beleza, é preciso ter segurança na instalação, senão, além de perigosas, , podem sobrecarregar a rede.

Deixar a parte elétrica à vista pode provocar choques.

Também não pode ligar vários piscas-piscas, ou qualquer outro tipo de decoração, em apenas uma tomada, sob o risco de causar sobrecarga na rede.

Evite “gambiarras”, como emendas de fios; fazer isolamento com plásticos de sacolas ou fitas que não sejam isolantes, como crepe e durex.

Não instale as luzes sobre árvores com espinhos ou superfícies cortantes ou ainda perto de produtos inflamáveis.

Desligue todas as luzes se não estiver ninguém no prédio para evitar curto-circuito e provocar incêndio.

 

Fonte: LED Solutions