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A redação é um dos itens com mais “peso” nas avaliações que selecionam estudantes para ingressar nas universidades, então é importante dar uma atenção especial à escrita.

Doutora em Linguística e em Língua Portuguesa, Vera Lúcia Pereira dos Santos – também suporte pedagógico de Português no Ético Sistema de Ensino, da Editora Saraiva – dá dez dicas para ajudar os alunos a produzir um texto que seja bem-avaliados.

Organize as ideias antes de começar a escrever

Faça um plano, um roteiro de seu texto e siga o planejado. Partindo da situação-problema oferecida na prova, redija um material dissertativo-argumentativo, com fatos e argumentos para defender a sua opinião sobre o tema e possíveis soluções para o problema proposto

Tenha cuidado com a gramática

Além de escrever de modo lógico e objetivo, é preciso saber acentuar, ficar atento à concordância verbal e nominal, conhecer os preceitos de ortografia e ter habilidade com conectivos, pronomes e verbos. É importante ainda o conhecimento da regência verbal e nominal

Evite períodos longos e usar expressões como “eu acho” e “eu penso”

Torne as frases leves e curtas, sem inversão da sequência de dados e opiniões usando linguagem simples. Desde que usados adequadamente, para encerrar frases que expressam ideias diferentes, não faça economia de pontos finais

Saiba cercar-se de fontes

O estudante pode manejar uma coletânea de textos, que deve ser usada somente como referência para encaminhar seu próprio texto, sem transcrever frases alheias. A redação precisa ter autonomia em relação à proposta, ou seja, deve ser compreendida até por um leitor que desconhece o tema do exame

Concilie tema e proposta

Seja qual for a sua opinião, defenda-a com sensatez. Leia atentamente o que é proposto, avalie os conceitos e os argumentos em contrário. Mostre que compreendeu o tema e que sabe contextualizá-lo, de forma crítica e reflexiva, em um texto em prosa que seja claro e coerente

Evite fórmulas prontas

Há redatores que colecionam fórmulas mágicas e técnicas em um amontoado de efeitos que levam a um texto pífio ou sem noção de autoria. Utilize termos que sejam adequados ao seu tom e não tente usar expressões eruditas para impressionar os avaliadores. Seja simples e direto

Tenha estilo próprio

É muito importante que a redação tenha um rosto, por meio do qual se vislumbre um estilo por parte do redator

Enriqueça seu repertório

Manter-se atualizado e a par dos principais fatos é essencial

Deixe título e tema em sintonia

É comum desvirtuar o tema proposto quando o vestibulando coloca um título sem relação com o mote e discorre sobre outro assunto. Se houver necessidade de título, coloque-o depois de elaborar o texto, sintetizando o que foi dito ao longo da redação

Utilize a norma culta prioritariamente

Fuja das abreviações do “internetês”, das marcas de oralidade como “né” e “ok” e de equívocos insistentes como “mortandela”, “rúbrica” e “perca” (em vez de “perda”)