biMogi das Cruzes recebe nesta terça-feira (5) o lançamento da campanha “Bicicleta nas Eleições”, por iniciativa do Coletivo BiciMogi, grupo mogiano de ciclistas que defende a bicicleta como instrumento de transformação para uma cidade mais harmônica e sustentável. O evento ocorrerá na Câmara Municipal, a partir das 19 horas, e tem o objetivo de conseguir o compromisso dos candidatos e candidatas que concorrerão às eleições municipais de 2016 com a criação de políticas públicas de incentivo ao ciclismo como forma de promoção da mobilidade urbana. A programação inclui duas palestras e a apresentação de uma carta compromisso que, durante o período eleitoral, será apresentada aos candidatos que disputarão os cargos eletivos do Legislativo e do Executivo em Mogi das Cruzes.

O lançamento da campanha “Bicicleta nas Eleições” será aberto ao público e ocorrerá no auditório da Câmara. O evento será iniciado pela palestra de Daniel Guth, diretor da CicloCidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo). Logo em seguida, será a vez de Ana Carolina Nunes, da Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo (Cidadeapé), realizar uma apresentação. Os mogianos presentes poderão fazer perguntas aos palestrantes e debater o ciclismo em Mogi das Cruzes. Para encerrar o evento, o Coletivo BiciMogi fará a divulgação do conteúdo da carta compromisso a ser apresentada aos futuros candidatos da cidade.

A campanha

O Coletivo BiciMogi é executor da campanha “Bicicleta nas Eleições” em Mogi das Cruzes. A iniciativa vem sendo realizada em diversos municípios do país por uma iniciativa da União de Ciclistas do Brasil (UCB). Ela foi iniciada nacionalmente no dia 9 de junho e une diversas cidades brasileiras. No Estado de São Paulo, além da capital, São José dos Campos, Santos e Mogi das Cruzes participam do movimento. O objetivo dos ciclistas é conquistar o apoio dos candidatos ao cargo de prefeito para que incluam, em seus planos de governo, propostas de estímulo à utilização das bicicletas e à mobilidade ativa. Outras informações sobre a campanha podem ser encontradas no site  bicicletanaseleicoes.org.br.