Sophie dentro 0506

Sophie Charlotte (foto), protagonista da novela “Sangue Bom”, da Globo, é a madrinha da Campanha Nacional de Conscientização da Doença de Pompe de 2013, realizada pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

A campanha traz, ao lado de Sophie, o ator e bailarino Mineirinho de Maceió que, pelo segundo ano consecutivo, apoia a causa. Mineirinho fará duas apresentações da dança solta envolvendo os frequentadores do Parque da Aclimação, em São Paulo, e também na praia de Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace. Os eventos serão realizados, respectivamente, nos dia 23 e 30, ambos às 11 horas.

O objetivo é difundir informações sobre a doença para a classe médica e alertá-los com relação ao diversos quadros clínicos que a enfermidade pode apresentar dentro de cada especialidade. Além de chamar a atenção da população a respeito dos especialistas envolvidos com diagnóstico e tratamento.

Rara, a Doença de Pompe é um transtorno genético neuromuscular, de natureza metabólica, que afeta progressivamente as capacidades respiratórias e de locomoção. Caminhar, correr, subir escadas e até mesmo movimentos simples, como levantar os braços acima dos ombros, tornam-se difíceis ou mesmo impossíveis.

Sua principal característica é a fraqueza muscular. Outro importante sinal é a dificuldade para respirar, que pode ser a primeira manifestação clínica em alguns pacientes.

A Doença de Pompe se assemelha a outras enfermidades neuromusculares, o que dificulta o diagnóstico. Os sintomas podem surgir em bebês, crianças ou adultos.