sono carnaval dentro 0602

A festa de Momo, que já bate às nossas portas, é sinônimo de alegria, descontração e, para muitos, de excessos. No entanto, é importante ressaltar que, para garantir o equilíbrio do organismo durante este período tão agitado do ano, alguns cuidados devem ser tomados. Oito horas de sono todos os dias e a manutenção de hábitos saudáveis, principalmente no que diz respeito à alimentação, são medidas indispensáveis para aqueles que desejam aproveitar intensamente as festividades sem perder a energia. A consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi – já divulgamos outras colaborações dela, aqui – , dá algumas dicas para que os foliões possam esbanjar boa disposição durante e após o carnaval:

Diminua o ritmo
Depois daquele baile ou de algumas horas de desfiles das escolas de samba na avenida; antes de pegar no sono, faça uma atividade relaxante, que descanse o corpo e a mente e diminua o ritmo da badalação, como ler um livro, ouvir uma música calma ou um banho demorado.

Tome bastante líquido
É importantíssimo repor o líquido que o corpo perdeu com a intensa atividade física, o calor e até mesmo com as bebidas alcoólicas. A água é o combatente principal da ressaca e dor de cabeça no dia seguinte.

Alongue o corpo
Uma forma de relaxar e evitar dores no corpo no dia seguinte é o alongamento. Com movimentos mais tranquilos durante a noite, o alongamento aquece a musculatura, evita lesões, problemas ortopédicos e dores musculares.

Use o travesseiro correto
Pouca gente se dá conta da importância do travesseiro para a garantia de uma boa noite de sono. Já existe o travesseiro mais adequado para cada biótipo e que se enquadra nas preferências do consumidor, como os de altura regulável. O travesseiro correto pode prevenir problemas de coluna (como os que oferecem maior suporte para a cabeça), evitar transpiração (como os produzidos a partir da tecnologia látex) e, até mesmo, acabar com a recorrência de crises alérgicas (com os produtos que possuem antiácaro). Prefira as marcas de qualidade comprovada.

Ambiente fresco, sono saudável
Uma boa noite de sono exige um ambiente arejado. Para tanto, durma em locais bem ventilados, com roupas leves e travesseiros que evitem a transpiração, como o Fresh e o Látex, produzidos pela Duoflex.

Fuja do barulho
Hora de dormir é hora de desligar-se. Para que haja um descanso completo do corpo e da mente é preciso silêncio e concentração. A festa pode continuar, no dia seguinte.

Apague as luzes
Foi comprovado cientificamente que, para uma noite de sono plena, é necessário que o ambiente esteja escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e prejudica na produção hormonal, já que, quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.

Coma alimentos leves
Fazer refeições antes de deitar, principalmente ingerir alimentos que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo), pode influenciar na má qualidade do sono. Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono.

Durma, ao menos, oito horas
Controlar o ritmo do corpo e as horas de cada atividade é uma boa maneira de harmonizar o organismo. Para o sono revitalizador são precisas, ao menos, oito horas de sono. Só assim o corpo consegue realizar todas as funções que ocorrem durante o período noturno, além de alcançar o  descanso merecido.

Tome um bom banho
Além de tirar todas as impurezas do corpo acumuladas durante o dia, o banho ajuda a refrescar e principalmente, relaxar.