Durante as férias escolares, as crianças estão com mais energia e tempo livre. Por isto, alguns cuidados básicos ajudam os pais a aproveitar a praia tranquilamente, sabendo que os filhos estão protegidos:

– protetor solar: é a primeira e mais importante dica com relação à exposição ao sol. Antes de viajar, converse com o pediatra do seu filho e peça a ele que indique a proteção mais adequada. Lembrando sempre de evitar exposição ao sol entre 11 e 17 horas, levando em consideração o horário de verão.

– água, muita água: a perda de líquido é o maior vilão das férias e do calor. A sede é o principal sintoma de desidratação na criança. Para garantir, ofereça sempre líquidos antes que ela peça.

– alimentação: a oferta de produtos gordurosos e mal refrigerados na areia é grande. No entanto, eles alimentos podem levar a uma intoxicação alimentar e estragar a festa. Opte por fazer uma refeição leve antes do passeio e levar frutas e água para a diversão.

– afogamento: crianças devem sempre estar acompanhadas de um adulto para banho de mar; de preferência equipadas com boias que garantem a tranqüilidade da brincadeira.

– águas vivas: o contato com as águas vivas e os riscos das queimaduras assustam crianças e pais. Caso aconteça, lavar o local com água fria e corrente e procurar assistência médica para avaliar a gravidade da queimadura.

(com o pediatra Marcelo Reibscheid)