Exposição de arte celebra o Dia da Consciência Negra
Exposição de arte celebra o Dia da Consciência Negra

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura acaba de abrir uma exposição no hall da Prefeitura Municipal. A mostra faz parte da agenda do Festival de Culturas Negras e se estenderá até o dia 29 de novembro. São 17 obras de 11 artistas, que retratam aspectos culturais, religiosos, folclóricos, momentos históricos e perfis de pessoas negras.
Um dos destaques da exposição são as obras de Jorge Solyano, pintor mogiano adepto das artes impressionistas modernas, que tem como uma de suas especialidades retratar rostos de homens negros. Na mostra ele está presente com dois quadros – “Preto Velho 2” e “Negro 14”, duas obras repletas de realismo nas expressões, cores e formas. “Minhas obras são imagens do cotidiano do povo africano com toda a sua alegria, cor e simplicidade e o grande amor à raça e à cultura”, diz o artista.
Outros grandes artistas plásticos estão com obras expostas. São eles: Ana MarB, Olga Nóbrega, Iza Leão, Adelaide Swettler, Maria Rosa Conceição, Norberto Duque, Cida Cinelli Varella, Juliana Velloso, Kenneth O. e Darcy Cruz. No caso desses dois últimos, as obras são provenientes dos acervos do Movimento cultural Ecumênico e da própria Secretaria Municipal de Cultura.
O objetivo da mostra é homenagear a cultura negra e valorizar características culturais, religiosas e folclóricas do povo. Há, por exemplo, na mostra, pinturas que retratam as congadas, que fazem alusão à Festa do Divino Espírito Santo, além de máscaras e guerreiros africanos, as imagens do sertanejo, da benzedeira e referências do Carnaval.
Intitulada “Exposição Coletiva dos Artistas”, essa é uma das quatro mostras que fazem parte do Festival de Culturas Negras. As outras estão no Theatro Vasques, Ciarte e Terminal Central, conforme programação abaixo. Toda a programação do Festival é gratuita.

EXPOSIÇÕES

“Indumentárias das Congadas”, Casa do Congado
Local: Theatro Vasques| R. Dr. Corrêa, 515 – Largo do Carmo

“Consciência Negra”, Maristela Afro
Local: Ciarte| R. Dr. Ricardo Vilela, 69 – Centro

“Gongá”, Aline Balibardin
Local: Terminal Central| R. Prof. Flaviano de Melo, 525 – Centro

“Exposição Coletiva de Artistas Mogianos”
Local: Hall da Prefeitura| Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 – Centro Cívico