Os Canarinhos do Itapety, programa mantido pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Mogi das Cruzes, estão lançando o seu quarto CD. O disco, que comemora os 10 anos de existência do projeto que utiliza música como instrumento de inclusão social, apresenta um repertório de canções compostas por músicos mogianos. O CD será distribuído entre os alunos e profissionais que atuam no programa, empresas patrocinadoras e autoridades do município.
 

Canarinhos do Itapety
Canarinhos do Itapety

O trabalho teve a direção artística de Paulo Henrique, o PH, e a regência e coordenação de Solange Urbano e Lélis Gerson Felício dos Reis. “Por meio da música, a iniciativa cria uma perspectiva de vida que muitas crianças dificilmente teriam. É também uma oportunidade que os jovens tiveram de conhecer autores mogianos. É como o prefeito Marco Bertaiolli sempre diz: o espírito da mogianidade deve iniciar-se com os pequenos e essa é uma grande oportunidade de incentivar o amor pela nossa cidade”.
A maestrina Solange Urbano, que coordena os Canarinhos, lembra que muitos jovens começaram crianças no projeto e hoje se tornaram músicos profissionais e respeitados. “Outros, podem não ter seguido a carreira musical, mas a influência positiva dos Canarinhos é uma coisa que eles irão carregar pelo resto da vida”, assinala.
A escolha do repertório com músicas de autores mogianos também é destacada. “Temos composições maravilhosas que muitos desconheciam. A gravação do CD valoriza o artista mogiano, que tem a oportunidade de mostrar o seu trabalho e o seu talento não apenas para a cidade, mas também para todo o País, porque o projeto Canarinhos, hoje, tem reconhecimento nacional”, observa o maestro Lélis.

CD Canarinhos cantam compositores mogianos

 

Músicas
Samba enredo “Canarinhos do Itapety – Paulo Henrique
Itapety Chora – Tunito Najar
O Pensamento e o Som – Waldir Vera
Onde anda Lia de Itamaracá? – Juá de Casa Forte
Moda de roça – Serginho Machado
Meu lamento – Edison Chiaradia/Aline Chiaradia
Padre João é Rock – Vital de Souza
Perfume das rosas – André Luiz
Serra do Itapety – Paulo Henrique/ Henrique Abib
Só – Rui Ponciano