novembro-azulEm referência ao Novembro Azul, a Liga de Oncologia do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) oferecerá atendimentos gratuitos aos homens neste sábado (19), das 8 às 16h30, na Policlínica. O objetivo também é esclarecer dúvidas e orientar sobre o câncer de próstata.

Serão distribuídas 120 senhas e o atendimento será feito por ordem de chegada.

Pelo quarto ano consecutivo, alunos e professores da UMC estarão envolvidos nas atividades de orientação que visam eliminar os tabus dos homens com relação aos exames de rastreamento e aos procedimentos de tratamento da doença. Serão oferecidos atendimento ambulatorial com urologista, exame de dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), que identifica a doença, palestras e atendimento com psicólogos.

A campanha, organizada pela Liga de Oncologia, com supervisão do professor Ademar Lopes, da disciplina de Oncologia, visa motivar a população masculina a fazer exames preventivos regularmente. É destinada aos pacientes com idade superior a 50 anos ou àqueles que tenham queixas urinárias e/ou histórico familiar de câncer de próstata em parentes de 1º grau, cujos casos serão identificados após triagem prévia. Os atendimentos ocorrerão por ordem de chegada, com controle por meio de distribuição de senhas.

O câncer de próstata representa cerca 30% dos novos casos da doença nos pacientes do sexo masculino; é assintomático, por isso a importância da realização de exames preventivos.

Serviço

Novembro Azul da Liga de Oncologia da UMC

Sábado, dia 19 de novembro, das 8h às 16h30

Local: Policlínica da UMC

Rua Dom Antônio Candido Alvarenga, 170

Informações: 4728-5383