Sede da Associação Pró-Divino, no Mogilar, onde mensalmente ocorrem a Coroa do Divino e onde são produzidos os doces e salgados vendidos pela entidade, na Quermesse da Festa do Divino

Criada há 25 anos, com a proposta de dar um suporte aos festeiros e capitães de mastro da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, a Associação Pró-Festa do Divino receberá o título de Honra ao Mérito, pelos serviços prestados, na Câmara Municipal de Mogi, no dia 27 de maio, na semana do início da festividade religiosa e folclórica. A autoria do projeto é do vereador Mauro de Assis Margarido, o ‘Maurinho do Despachante’, e de José Antonio Cuco Pereira.

A sessão solene ocorrerá às 20 horas, no plenário Vereador Dr. Luiz Beraldo de Miranda, na sede do Legislativo mogiano.

A Pró-Divino, uma entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 30 de maio de 1994, na época, pelos festeiros Saul e Sylvânia Grinberg, com o objetivo de cuidar do patrimônio da Festa do Divino.

A associação foi declarada de utilidade pública por meio da Lei Municipal n° 4.828 de 29 de outubro de 1998, segundo Projeto de Lei n° 285/98 de autoria do vereador José Antonio Cuco Pereira.

Homenagem

Sérgio Vicco

O decorador Sérgio Rodrigues Vicco, que completa 35 anos de voluntariado na Festa do Divino, será o homenageado da festividade. Ele é o grande responsável pela decoração do Império (instalado na Praça Coronel Benedito Almeida) e do andor da Procissão de Pentecostes, no último dia do evento religioso. “Fizemos um trabalho de pesquisa para achar o que ainda tinha de fotografia de festas anteriores. E vamos lançar o catálogo ‘Sérgio Vicco – Fé e Flores’, com pesquisa e organização do professor mestre Glauco Riccieli, no dia da abertura da festa, com uma noite de autógrafos na Quermesse. Ele é um artista.  A riqueza de detalhes no trabalho que ele faz impressiona, e o que ele está preparando para esta edição vai surpreender”, revela o festeiro Marcelo Braz. “O catálogo terá 70 páginas para contemplar a participação dele em 35 festas. Conseguimos localizar fotos de 30 festas passadas”, completa Ricciele.