Alguém ou alguma coisa te incomoda? Existe alguma pessoa problemática ou situação difícil da qual gostaria de se ver livre? Existe algo em seu passado que  gostaria que jamais tivesse ocorrido? E o seu futuro? Está enfrentando alguma situação difícil que gostaria que desaparecesse de sua vida?

Uma história sobre  Abraham Lincoln revela uma maravilhosa lição de vida. Durante a presidência de Lincoln, havia um ministro que buscava sempre maneiras de desafiar e atrapalhar tudo o que presidente tentava fazer. Se Lincoln apoiava alguma questão, com certeza, essa pessoa era contra. Após algum tempo dessa situação, um amigo de Lincoln perguntou-lhe porque não trocava essa pessoa por alguém mais agradável. Ele então, contou-lhe a seguinte história:

Lincoln estava passeando numa estrada, certo dia, e encontrou um fazendeiro revolvendo a terra com um arado puxado a cavalo. Ao chegar perto para cumprimenta-lo, viu uma enorme mutuca sobre a anca do cavalo. Como a mutuca estava obviamente picando e incomodando o cavalo, Lincoln fez um gesto para espantá-la. Ao levantar a mão, o fazendeiro o impediu, dizendo: “ Não faça isso, amigo. Essa mutuca é a única coisa que faz este velho cavalo se mover”.

Ao refletir sobre a vida, recordo épocas em que não conseguia dar valor a alguma pessoa, sentindo a tentação de eliminá-la do relacionamento. É preciso muita perspicácia para reconhecer que uma situação considerada incômoda poderia ser uma benção disfarçada. A vida não seria muito mais agradável e significativa, se pudéssemos ver as coisas aparentemente negativas- as pessoa difíceis e as situações irritantes- como favoráveis? De fato, se as observarmos com mais profundidade, poderemos  considera-las como atritos que, entretanto, nos motivam a crescer e mudar para melhor. Como a mutuca, talvez sejam elas quem nos mantém em movimento.

Precisamos lembrar que a reação que temos à vida só depende de nós. Um sábio disse que o importante na vida não é o que nos ocorre, e sim a maneira como reagimos ao que nos acontece. Esta maravilhosa Lei da vida pode ser praticada  e aperfeiçoada. Como um começo, é importante compreender que tudo e todos têm o seu lado bom. Basta despender algum tempo e esforço para descobrir. Antes de eliminar as pessoas problemáticas e as situações difíceis, olhe novamente…rs… Aquela pessoa problemática ou situação difícil pode ser uma bênção disfarçada.