O diagnóstico do câncer, o tratamento e a superação. E no meio desse caminho, histórias de medo, coragem, incertezas e enfrentamento são contadas pelos pacientes, além do apoio incondicional dos familiares para vencer a batalha contra a doença. Diante desse cenário e com a sensibilidade apurada, a fotógrafa Rita Bonanata aceitou o desafio de retratar por meio de suas lentes, a beleza inspiradora que move os pacientes atendidos pelo Instituto de Oncologia, de Mogi das Cruzes.

O resultado deste trabalho pode ser conferido na exposição fotográfica “Florescer”, apresentada pelo Instituto de Oncologia, que fica em cartaz no boulevard do Mogi Shopping (ao lado do Café Havanna), de 15 a 31 de maio, com entrada gratuita. A abertura será nesta terça-feira (15/5), às 19 horas.

A mostra retrata pessoas que vivenciaram, vivenciam e transcendem o momento tão difícil que é o do diagnóstico e tratamento do câncer, é quando paciente, familiares e amigos se colocam diante de uma reflexão sobre suas vidas, suas certezas e incertezas. Em cada fotografia há uma história inspiradora e emocionante dos pacientes com câncer, que extraíram do sofrimento e da dor uma beleza singular e especial, caracterizada pela superação, pelo cuidado, esperança e amor. Uma renovação de aprendizagem, de forças e perspectivas que estimulam a enxergar a vida com outros olhos.

“Nosso objetivo é, também, suscitar a reflexão sobre o enfrentamento do câncer e chamar a atenção para os cuidados com a saúde e a escolha do caminho da prevenção, palavra de ordem na oncologia”, ressaltou ou doutor Jean Carlos Severino, diretor do Instituto de Oncologia. E que, ao olharem as fotografias, as pessoas reflitam e se conscientizem sobre a importância dos exames preventivos e percebam que o câncer é uma doença que pode ter cura se diagnosticado precocemente.