O clima de Carnaval já tomou conta da cidade. Para manter o pique nos dias de folia, a nutricionista Leusimar Malta Nunes dá dicas para uma alimentação equilibrada. “Os alimentos de fácil digestão, como frutas, verduras, legumes e carnes magras não podem faltar. Para garantir muita energia, é importante manter o carboidrato na dieta. Os integrais são os mais indicados”, orienta.

Ter o corpo bem hidratado é outra dica fundamental. Leusimar afirma que a água de coco é uma excelente opção, já que fornece carboidratos e minerais importantes para o organismo. Assim como isotônicos, que podem ser caseiros com base de água 500 ml, suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml), açúcar (mascavo, demerara ou cristal -2 colheres de sopa), e sal (1 colher de chá). “São hidratantes naturais”, explica Leusimar.

 

Como se preparar antes e durante os dias de folia

– Evite alimentos gordurosos e de difícil digestão.

– Evite os excessos com bebidas alcoólicas e beba muita água entre uma cerveja e outra para manter o corpo hidratado.

– As frutas são fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. São uma boa opção de lanche, assim como as barras de cereais e mix de oleaginosas.

– Nos blocos, evite consumir alimentos de procedência duvidosa. O calor favorece a proliferação de micro-organismos, o que pode causar intoxicação alimentar.