colest

O ano novo chegou e você cuidou da saúde do seu coração em 2015? Este é um momento importante para refletir e fazer um checkup completo para começar 2016 bem. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) evidenciam que 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido às doenças cardiovasculares, sendo esta a causa número um de mortes no Brasil e nos demais países.

O colesterol, por exemplo, é um tipo de gordura produzido pelo nosso organismo que circula no corpo e que carrega a fama de vilão pelo fato de, em excesso, aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como derrame e infarto. No entanto, ele é essencial para algumas funções do organismo, pois ajuda na regeneração dos tecidos e dos ossos e na produção de vitamina D.

O presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, José Rocha Faria Neto, respondeu 5 perguntas sobre o colesterol. Veja se você está por dentro do assunto e cuidando de forma correta da saúde do seu coração:

1-    O colesterol é importante para o organismo?

Verdade. O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo que é essencial para o seu bom funcionamento. Pode-se dizer que é um composto vital, importante na formação das membranas das células, na produção de hormônios sexuais, da vitamina D e de sucos digestivos, além de desempenhar papeis nos tecidos nervosos. Fala-se popularmente em 2 tipos de colesterol, o “colesterol bom” – HDL e o conhecido como “colesterol ruim” – LDL.  O “ruim” (LDL colesterol) é o contido em uma lipoproteína de baixa densidade (do inglês low density lipoprotein). É este o colesterol que, quando em excesso no sangue, acumular-se nas paredes internas das artérias, formando placas de gorduras que podem diminuir o fluxo de sangue para órgãos importantes, como o coração e o cérebro. O “bom” (HDL) tem função de retirar o colesterol do corpo e levá-lo para o fígado. Ao chegar no fígado, ele será metabolizado e eliminado do organismo. Níveis elevados de HDL-colesterol estão associados a menor incidência de doenças cardiovasculares.

2-    Colesterol alto pode ser controlado pela alimentação?

Verdade. A alimentação, fator de risco modificável (ou seja, que está sob o controle do indivíduo), está intimamente relacionada aos níveis de colesterol. O grande consumo de gordura saturada, presente em alimentos de origem animal, como carne vermelha, leite e lácteos integrais, está associado ao aumento dos níveis do LDL no sangue.

3-    O aumento no nível de colesterol no sangue costuma ter sintomas.

Mito. A hipercolesterolemia (colesterol elevado no sangue) é uma doença silenciosa, pois não demonstra quaisquer sintomas, o que quer dizer que podemos sofrer um ataque cardíaco ou um AVC sem que nada o faça prever. A única maneira de sabermos se o colesterol está alto ou não é fazendo uma dosagem no sangue. 

4-    Para ter saúde, é preciso excluir todos os alimentos com colesterol da dieta?

Mito. O colesterol e as gorduras saturadas não precisam ser eliminados completamente da alimentação, já que nosso organismo tem necessidade destas substâncias. O importante é manter uma dieta equilibrada e saudável.

5-    A prática de atividades físicas ajuda a controlar as taxas de colesterol?

Verdade. A prática de exercícios físicos regulares é fundamental para a nossa saúde. Além de ser uma ferramenta importante para ajudar a combater à obesidade, os exercícios aumentam os níveis de HDL-colesterol. Por isso, é importante praticar uma natação, corrida, tênis, futebol e até mesmo andar de bicicleta. Escolha seu esporte de preferência e mande bala!