Prefeito Bertaiolli prestigiou a abertura da Festa do Divino
Prefeito Bertaiolli prestigiou a abertura da Festa do Divino

Mil pessoas participaram no início da noite desta quinta-feira (9) da abertura oficial da Festa do Divino Espírito Santo 2013. O prefeito Marco Bertaiolli, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira e sua esposa Isabelle Salloun Pereira participaram do evento. A passeata das Bandeiras abriu a programação, que teve seu ponto alto na Praça Cel. Almeida com a abertura do Império e o levantamento do mastro, abençoados pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini.
“Esta edição da festa é especial. Estamos comemorando, por meio de registros históricos e de uma pesquisa árdua da Associação Pró-Festa, a idade de nossa festa. É a festa de número 400, é a mais antiga Festa do Divino do Brasil”, disse. O primeiro documento em alusão ao Divino Espírito Santo localizado no Brasil é do dia 4 de maio de 1613.
A abertura começou com a passeata das bandeiras, liderada pelos festeiros de 2013, José Carlos Nunes Júnior e Lilian Aparecida Ramos Nunes e os capitães de mastro, João Pedro dos Santos Oliveira e Márcia Regina Paulette Oliveira. “É uma grande alegria ser festeiro no ano em que a Festa comemora 400 anos. O Espírito Santo nos dá a fé para seguir adiante e manter esta tradição de nossa cidade”, disse Nunes.
Cerca de 300 fiéis saíram da sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes com destino à Praça Cel. Almeida. No local, as bandeiras receberam a benção do bispo Dom Pedro, que depois abençoou o Império para que fosse aberto para a visitação dos devotos.
Na Praça, cerca de mil pessoas acompanharam a abertura do Império e o levantamento do Mastro, que marca o início da Festa na cidade. A Festa do Divino Espírito Santo segue até o dia 19 de maio. Nesta quinta (9), teve início a quermesse e na sexta (10), começarão as novenas preparatórias, sempre às 19 horas, na Catedral de Santana.
A partir deste sábado (11), os fiéis acompanharão a tradicional Alvorada, às 5 horas. A Entrada dos Palmitos será no dia 18 de maio e no domingo (19), Domingo de Pentecostes, serão encerradas as festividades com missa e procissão, a cerimônia de incineração dos pedidos e, por fim, o fechamento do império.