Considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo para conter a pandemia de Coronavírus, a Prefeitura de Mogi das Cruzes determinou a adoção das seguintes medidas para conter a disseminação do vírus:

 

SERVIÇOS PÚBLICOS SUSPENSOS OU REDUZIDOS

 

  • Educação: as aulas em toda a rede municipal de ensino (creches e escolas) serão gradualmente suspensas a partir desta terça-feira (17/3) e os pais que puderem já devem deixar seus filhos em casa. As faltas serão abonadas e não haverá prejuízo do conteúdo. A suspensão total ocorre a partir do dia 23/3 e é importante que os pais se organizem para que seus filhos fiquem em casa ou na residência de amigos ou parentes em segurança, exceto na casa dos avós. Idosos fazem parte do grupo mais suscetível ao desenvolvimento de quadros respiratórios graves e resultados fatais para o novo Coronavírus (COVID-19).
  • Qualificação Profissional: cursos do Crescer, cursos do Fundo Social, cursos da Escola de Empreendedorismo e Inovação e turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) serão suspensos a partir desta terça-feira (17/3).
  • Desenvolvimento: Polo Digital de Mogi das Cruzes, a partir desta terça-feira (17/3).
  • Emprega Mogi: o atendimento e a triagem dos candidatos estão sendo feitos, mas a orientação é de que o candidato somente compareça às unidades caso a vaga realmente atenda o perfil. Há ainda a possibilidade do envio do currículo para o e-mail emprega.vagas@pmmc.com.br
  • Assistência Social: Serviços de convivência para idosos, crianças e adolescentes
  • Esporte: aulas esportivas e atividades recreativas em espaços públicos.
  • Lazer: edições do Bairro Feliz
  • Iprem: Provas de Vida

 

EQUIPAMENTOS PÚBLICOS FECHADOS A PARTIR DE 17 DE MARÇO

  • Espaços Culturais e Educativos: Auditório do Cemforpe, Biblioteca Municipal, Centro Cultural, Theatro Vasques, Casa do Hip Hop, CEU das Artes, Casarão do Carmo, Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), prédio da Banda Santa Cecília, todos os Museus.
  • Espaços Esportivos: Ginásio Municipal de Esportes, Centro Municipal do Paradesporto, Ginásio Municipal Paulo Kobayashi, Pró-Hiper e Núcleo de Avaliação Física (NAF).
  • Assistência Social: Centro Dia do Idoso
  • Espaços ambientais: Ilha Marabá

 

ESPAÇOS PÚBLICOS QUE CONTINUARÃO FUNCIONANDO (MAS SEM ATIVIDADES DA PREFEITURA)

  • Espaço Abertos: Parque Centenário, Parque da Cidade, Parque Leon Feffer, Centros Esportivos e Academias da Terceira Idade
  • Centros de Compras: Feiras Livres, Feiras Noturnas, Varejão, Mercado Municipal e Mercado do Produtor
  • Transportes: Terminais de Ônibus

 

PROIBIÇÕES

A Prefeitura de Mogi das Cruzes suspendeu a emissão de alvarás para eventos privados, como forma de evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, os alvarás já emitidos também estão suspensos.

 

TRANSPORTE PÚBLICO

As empresas de transporte coletivo municipal estão orientadas a intensificar os trabalhos de limpeza e higienização dos ônibus. Os trabalhos incluem os locais de circulação dos passageiros e também bancos, vidros, balaústres e espaços dos motoristas. Além disso, os vidros dos coletivos estão permanecendo abertos para a circulação do ar.

Os cartões de estacionamento especial para idosos e pessoas com deficiência que venceram ou vencerão dentro do primeiro semestre deste ano serão prorrogados até o final do primeiro semestre. Assim, o usuário não necessitará fazer a renovação do documento. É importante lembrar, no entanto, que os cartões vencidos poderão ser utilizados apenas dentro do município de Mogi das Cruzes.

Os recursos de multas e a indicação do condutor infrator podem ser feitas por meio de remessa postal. Com isso, o cidadão não precisa se deslocar até a Prefeitura para atendimento.

 

CONCURSO PÚBLICO
As provas dos Concursos Públicos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, organizadas pela Vunesp, que seriam realizadas nos dias 29 de março e 5 de abril, estão temporariamente suspensas.

 

GUIA DE PREVENÇÃO
O Estado de São Paulo criou o Centro de Contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus. Acesse o Guia de Prevenção e saiba como se proteger.

 

CASOS DE CORONAVÍRUS EM MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes não tem nenhum caso confirmado até o momento, mas recebeu 28 notificações suspeitas, das quais cinco casos foram descartados e 23 aguardam resultados de exames.