ooooA empresária Vivian Roberta Ribeiro Gonçalves Favero, de 33 anos, comanda a Cortlar Casa, em Mogi das Cruzes

Caderno W: Quem é a Vivian Roberta?

Vivian Roberta: Sou  a única mulher de quatro filhos. Eu tenho mais três irmãos [Getúlio, Carlos e Elvis]. Os meus pais, Isabel e Getúlio Gonçalves, sempre trabalharam fora e ficamos boa parte do tempo em creche. Aos 8 anos, sai da creche e logo comecei a conciliar trabalho e estudo. Eu ajudava a cuidar da casa e dos meus dois irmãos mais novos. Portanto, a minha paixão pelo trabalho começou  cedo. Aos 8 anos, eu já trabalhava para ajudar em casa. Claro, a necessidade me fez conhecer isso muito cedo, mas assim que conheci me apaixonei. Aprendi desde cedo a ser uma pessoa de iniciativa, sempre pronta para aprender que o dinheiro é consequência de um bom trabalho, e não o foco, e que o objetivo do trabalho é transformar vidas, como a minha foi transformada.

Caderno W: Em que segmentos já atuou?

Vivian Roberta: Antes de estar à frente da Cortlar, passei por duas empresas. Acrescentei muita bagagem à minha trajetória, e foi por meio dela que tive a oportunidade de aplicar nas empresas que administro hoje.

Caderno W: O que move você, Vivian?

Vivian Roberta: Desde muito cedo, eu sempre acreditei que, com muito trabalho, dedicação e respeito ao próximo, poderia mudar a minha história e que não existe nada difícil, o que existe é a falta de vontade de fazer as coisas acontecerem. Hoje, à frente principalmente da Cortlar, trabalho para que todos os dias novas coisas se realizem. Eu busco levar às pessoas que basta querer para transformarem suas vidas, claro que não é fácil, pois cada dia há uma situação. Contratempos surgem para fazer com que eu desista, mas a enorme paixão pelo que faço e a Fé em Deus me mantem na direção do alvo. Entendo que neste mundo temos escolhas, podemos parar e ficar reclamando o motivo pelo qual as coisas não acontecem ou arregaçar as mangas e fazer as coisas acontecerem. Eu sempre escolho a segunda opção.

viviCaderno W: Há quanto tempo atua na Cortlar Casa? 

Vivian Roberta: Estou há 12 anos, e apaixonada por este negócio. A empresa começou com o meu esposo, Mauricio, e o irmão dele, o seu sócio.  Há 20 anos, conheci o Mauricio e nos casamos em maio de 2004. Nesta época, eu trabalhava em uma empresa na área financeira e cursava graduação em administração de empresas. Em setembro de 2004, eu já havia saído da empresa e fui somente ajudar, pois não acreditava que daria certo trabalhar com o marido. Comecei a utilizar o meu conhecimento, adquirido na empresa anterior, e passei a olhar a loja como uma empresa. Eu me envolvi tanto, que, quando percebi, já não tinha como largar tudo. Em 2009, abrimos a padaria [também temos uma padaria] e me dividi entre as duas empresas, mas com foco e decisão total na Cortlar Casa.

Caderno W: Quantos anos a Cortlar Casa ficou instalada na Rua Moreira da Glória? 

Vivian Roberta: Ficamos na Moreira por aproximadamente 20 anos. A nova Cortlar já era sonho antigo. Na Moreira, ocupávamos um prédio com três pisos. Os dois primeiros eram destinados para a loja e o no terceiro funcionava a oficina. Mas o acesso ao segundo piso era muito pequeno, e muitas pessoas que passavam pela loja acreditavam que ela era somente o primeiro piso. Daí surgiu a oportunidade de instalar a loja em um novo ponto, com a mesma metragem, e em uma local muito mais visível. Não pensamos muito, negociei com o proprietário uma carência, pois iria mexer muito no imóvel, e consegui, dando início ao novo projeto.

WhatsApp-Image-20160511Caderno W: Fale sobre a sua loja, o que oferece?

Vivian Roberta: Na Cortlar Casa, eu não vendo produtos de decoração. Eu vendo conforto, sofisticação, requinte, e ofereço produtos para atingir e exceder esta necessidade. Os nossos clientes nos procuram em busca disto: mais conforto e charme para o seu lar. Eu amo vender isto.

O nosso principal produto é a cortina sob medida, temos uma oficina própria, onde desenhamos e desenvolvemos todos os modelos. Depois complementamos com persianas sob medida, tapetes nacionais , importados e sob medida, papeis de parede, itens de cama, mesa, banho e aromatizantes e agora com lançamento o Belcover, painéis decorativos..

Caderno W: Qual é o seu objetivo à frente da Cortlar?

Vivian Roberta: A minha busca, há 12 anos, é ser uma empresa referência em decoração. Referência de ótima qualidade e comprometimento. Não quero somente atender as necessidades dos clientes, mas quero surpreendê-los. O meu foco sempre foi no cliente. Busco fornecedores parceiros, produtos com qualidade. Sempre visito feiras do setor, visito meus fornecedores, vou às fábricas ver os seus processos e tenho uma relação com os meus clientes e fornecedores de muito respeito e cumplicidade.

Caderno W: Descreva a Cortlar Casa:

Vivian Roberta: Um espaço mais aconchegante, bem iluminado, climatizado e aromatizado com a fragrância de alecrim. Decidi por esta essência por transmitir uma sensação bem relaxante e confortante. A minha ideia foi criar um espaço onde o cliente conseguisse imaginar cada produto em sua casa.

Caderno W: E a sua equipe?

Vivian Roberta: Atualmente, estou com dez colaboradores. Eu tenho pessoas ao meu lado que vibram com a nossa conquista, pessoas que somam, que aprenderam a gostar do que fazem, pessoas realmente comprometidas. Tenho colaboradores que estão na Cortlar Casa há quase 17 anos. Tenho costureiras, instalador de cortinas próprio, vendedores interno e externo. A nova fase da Cortlar Casa só foi possível com a colaboração e empenho de todos, esta loja foi montada por todos, eu somente direcionei a vela do barco.

Caderno W: Em tempos de crise, a ordem mesmo é se reinventar? Fale sobre isso

Vivian Roberta: Realmente!! Vivemos um momento desafiante, e quem trabalhar com amor e focado no cliente vai permanecer e até crescer neste momento. Pessimismo e desânimo não fazem parte da minha vida, pois acredito que sempre vão ter pessoas consumindo.Preço é importante? Sim, mas atendimento é primordial. Então, sempre busco investir em treinamento na equipe. Ofereço, além do preço justo, facilidade no pagamento e a comodidade de atendimento em domicílio. Antes, vendia somente cortinas e persianas sob medida, em domicílio. Hoje, levo tapetes.

Caderno W: O que gosta de fazer quando não está trabalhando?

Vivian Roberta: Gosto de assistir filmes, estar com a família e estar com amigos, rindo muito.

Caderno W: Eu tenho preguiça de…

Vivian Roberta: Falta de gentileza, comodismo, pessimismo

Caderno W: Eu adoro: 

Vivian Roberta: Aprender algo novo, algo desafiante.

Caderno W: Não tenho medo de:

Vivian Roberta: Mudanças.