Ruy Moraes Novaes 

O empresário Ruy Moraes Novaes, filho de Ruy Carvalho Novaes e Inea Moraes Novaes, nascido na cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, é o entrevistado do Caderno W. Mogiano de coração, ele recebeu o Título de Cidadão Mogiano, da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em julho de 2012. Conheça um pouco mais sobre Ruy, casado com Rosana e pai de Marco Antonio e Lucas Tadeu. Confira na entrevista:

 

 

 

Caderno W: Como surgiu a Arrumando a Casa e de onde vem o nome?

Ruy Moraes Novaes: Depois de algumas tentativas, comercialmente frustadas, de ganhar a vida, certo dia, a minha esposa, Rosana Tomaz Novaes, e eu chegamos à conclusão de que, apesar da escassez de recursos financeiros, tínhamos atributos suficientes para recomeçar. Unimos o talento dela em costurar e a disposição para trabalhar com a minha facilidade em negociar. Nascia assim, num “puxadinho” da nossa casa, a pequena fábrica de almofadas decorativas. Com a ajuda de uma colaboradora, ela confeccionava as almofadas e eu saia para vender, num carrinho velho, para toda a Baixada Santista, Vale do Paraíba e algumas cidades da Grande São Paulo. Com o passar do tempo, e com muito trabalho, pouco a pouco avistávamos horizontes mais tranquilos. Até o momento em que chegou a necessidade de batizarmos a pequena fábrica. Uma tarde, subindo a Mogi-Bertioga, num velho Chevete verde, eu disse à Rosana: “Precisamos de um nome para a firma até amanha cedo…”. Criativa, ela mentalizou três nomes e disse: “Vai se chamar ‘ARRUMANDO A CASA’ .E profetizou: “Vai ser um sucesso!”. E estamos aqui, graças a Deus, até hoje.

 

Caderno W: Qual é o segredo do sucesso da Arrumando a Casa?

Ruy: Não sei se existe um segredo… O que sabemos é que, ao longo destes anos, trabalhamos muito, focamos no cliente – o nosso maior patrimônio -, vistoriamos uma a uma cada mercadoria fabricada, investimos em pessoal qualificado e trabalhamos de tal forma, que não somos apenas dois, a Rosana e eu, somos uma equipe trabalhando pelo mesmo ideal: servir sempre e cada vez melhor nossos clientes. Todo negócio é um sucesso, quando se tem boa intenção e respeito pelo consumidor. Humildade sempre.

 

Caderno W: Descreva as características da Arrumando a Casa, o que oferece e quais as formas de pagamento?

Ruy: A ARRUMANDO A CASA é uma empresa fabricante de estofados, salas de jantar, móveis planejados e, recentemente, passou a agregar ao grupo a MN Colchões, com produtos revolucionários no que diz respeito à qualidade e a plena satisfação do consumidor. Temos, raro no mercado, financiamento próprio em até 10 pagamentos ou até mais, dependendo da negociação.

 

 

Caderno W: O que torna a Arrumando a Casa diferente das outras lojas do segmento?

Ruy: Nosso principal diferencial é a fabricação própria, num complexo industrial anexo ao show room em Mogi das Cruzes, gerando mais renda e emprego ao Município. A segurança do consumidor em adquirir nossos produtos o tranquiliza porque ele sabe que qualquer problema, se houver, é resolvido aqui mesmo ao lado da unidade de venda. E o setor de controle de qualidade tem dois funcionários: a Rosana Novaes e eu.

 

Caderno W: Quantas pessoas atuam na Arrumando a Casa e de onde vem os móveis ou é produção própria?

Ruy: A empresa conta com aproximadamente uma centena de colaboradores diretos, fora os indiretos, que somam outro tanto, empenhados na fabricação dos 70% dos produtos  comercializados.

 

Caderno W: Quem é o cliente da Arrumando de Casa? Atende pessoas fora de Mogi, também?

Ruy: Para ser cliente da ARRUMANDO A CASA, basta ter bom gosto. A negociação e a forma de pagamento nós damos um jeito. E vendemos para todo o Estado, com frota própria de entrega e para todo o País, por meio de transportadoras terceirizadas.

 

Caderno W: Quais são os planos para este ano?

Ruy: Crescer (risos)! Crescer com segurança, pés no chão, investindo em pessoal, treinado e capacitado, porque a minha mulher e eu temos como princípios em não nos preocuparmos apenas com máquinas, mas também, e, principalmente, com seres humanos.

 

 

Ruy por Ruy

Difícil falar da gente… Eu sou um homem de origem simples, nascido e criado na roça, acostumado às coisas pequenas da vida. Não tenho luxo, gosto de comida caipira, conheço o mundo mais pelo trabalho do que pelo lazer. Eu gosto de reunir a família e amigos num bom churrasco, regado a boa bebida. Dou , como deve ser, muito valor à família.

 

– O que faz nas horas de folga?

Trabalho muito, sou centralizador, foco muito, leio os olhos dos meus colaboradores… Mas, nas poucas horas de folga, gosto de trabalhar na nossa propriedade rural, cuidando do gado, fazendo cercas, cuidando do chão. Gosto do contato com a natureza…

– Um lugar de Mogi das Cruzes

Sou mogiano de coração. Não tem lugar em Mogi que eu não gosto ou gosto menos. Mas se é para falar de um lugar específico a descida da Mogi-Dutra me dá a segurança e a alegria de me sentir em casa.

– Como concilia a vida familiar com a profissional

A nossa empresa é familiar. Com exceção do meu filho mais novo, o Lucas Tadeu, que escolheu a Medicina para trabalhar, trabalhamos juntos, a minha esposa, o meu filho mais velho, o Marco Antônio, e até a minha nora, que responde pelo financeiro da empresa.

– Uma frase de motivação

Se você quer, foque em determinada coisa. Você consegue!

– Como lida com as dificuldades do dia a dia

Não sou homem de reprimir nenhuma espécie de sentimentos. Se surge, como é natural, algum problema, resolvo aqui e agora. Custe o que custar.

– Como é o seu dia a dia de trabalho

Levanto às 5h30, pratico um pouco de exercícios e saímos, a Rosana e eu para a empresa. Somos um dos primeiros a chegar e os últimos a sair. Raríssimas coisas me dão mais prazer do que estar na nossa empresa trabalhando.

 

Serviço

A ARRUMANDO A CASA está localizada na avenida Presidente Castelo Branco, 555, no Distrito Industrial Alcides Celestino, em César de Souza. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e aos sábados, das 9 às 17 horas.