Renato MorettiRenato Moretti tem 36 anos e ingressou na Fotografia “por acaso”. O seu sonho, agora, é expandir o seu local de trabalho e começar um projeto para realizar uma exposição. Confira a entrevista, ilustrada, ainda, com alguns dos trabalhos assinados por Renato Moretti:

Caderno W: Por que escolheu seguir o caminho da Fotografia?

Renato Moretti: O caminho da fotografia na minha vida veio por acaso com o meu primeiro emprego em uma loja de produtos fotográficos onde eu trabalhei com revelação e tratamento de fotos, em 2004. Logo em seguida fui trabalhar em estúdios com outros fotógrafos, fazendo assistência. Foi aí que aprendi, de verdade, a fotografar e tomei gosto pela coisa. Nunca cursei fotografia. Tudo o que aprendi foi na prática, que é a melhor escola que se pode ter nesse ramo.

Caderno W: E quando foi que montou o seu estúdio? Quais são os tipos de serviços que oferece?

Renato Moretti: Foi em 2009. O meu estúdio fica em Mogi das Cruzes mesmo. Lá eu tenho  parte de estúdio com fundo infinito e iluminação artificial, onde realizo books e fotos publicitárias. Na parte superior, há um espaço com cenários. Nesse local, só faço trabalho apenas com luz natural. É onde realizo os ensaios fotográficos.

Caderno W: Quais são os tipos de fotos que você faz? Re

Renato Moretti: Eu trabalho com Moda, Publicidade e ensaios pessoais.

Caderno W: O que te fascina nesse mundo da Fotografia?

Renato Moretti: O que mais me fascina é o poder que me dá de criar cenas, transformar pessoas e passar sentimentos em uma imagem.

Caderno W: Se não fosse fotógrafo, o que seria?

Renato Moretti: Se não fosse fotógrafo, seria algo relacionado às artes também. Talvez como pintor ou desenhista, que são coisas que faço desde pequeno e gosto muito.

Caderno W: Você tem algum fotógrafo que te inspira?

Renato Moretti: Ultimamente tenho gostado muito do trabalho de um fotógrafo alemão que se chama Jan Scholz. O trabalho dele é fantástico. Eu admiro a luz que ele faz e o sentimento que passa por meio de suas fotos.

Caderno W: Qual é o melhor lugar para se fotografar?

Renato Moretti: O melhor lugar é aquele que te dá a melhor luz e que te faz criar várias cenas em um pequeno espaço.

Caderno W: Você tem uma galeria online onde possamos ver suas fotos? 

Renato Moretti: Tenho o meu site que é o www.renatomoretti.com e o Instagram, onde publico não só os últimos trabalhos, como também o backstage [bastidores] de alguns deles. @renatomoretti_

moretti 2Caderno W: O que você tenta expressar em sua fotografia artística?

Renato Moretti: Depende da proposta do ensaio fotográfico. Nos meus últimos ensaios artísticos, expresso mais a sensualidade feminina de uma forma natural sem muita produção e sem ser algo muito posado.

Caderno W: Que tipo de preparação você faz antes de fotografar? 

Renato Moretti: A preparação que faço é de me “alimentar” de referências enquanto ouço uma boa música.

Caderno W: A tecnologia e o retoque digital estão reduzindo a diferença entre profissionais e amadores?

Renato Moretti: Eu acho que não reduz. Na minha opinião, o que vem acontecendo é a falta de informação das pessoas para saber diferenciar uma foto amadora de uma profissional. A grande opção de programas para computador e aplicativos que jogam os famosos filtros nas fotos, criam uma falsa ilusão na imagem fazendo com que as pessoas leigas no assunto acreditem que sejam fotos feitas por profissionais.

Caderno W:​ Quais são os seus projetos para este ano?​

Renato Moretti: Expandir o meu local de trabalho e começar um projeto para realizar uma exposição.

Caderno W:Quando filme e quando digital?

Renato Moretti: Filme, hoje em dia só por hobby e para buscar a nostalgia de fotografar com analógicas

​Caderno W: ​Alguma técnica particular que você possa compartilhar?

Renato Moretti: Fuja do sol do meio-dia para fotografar. Além de fazer mal para a pele, as fotos ficam feias por causa da luz (risos).

Contato: Renato Moretti

Fone: (11) 9 7200-0530

Email: morettifotografia@gmail.com

Site: www.renatomoretti.com