Família5

A Personal Organizer Jacky Seixas tem 29 anos. Casada com Felipe Dias de Almeida e mãe de Cecília Seixas de Almeida, ela  transformou a habilidade que tinham para organizar coisas em uma profissão.

Caderno W: Como surgiu o gosto pela organização? 
Jacky Seixas: Surgiu após o casamento. Quando estamos em nossa casa, queremos que tudo fique do nosso jeito, não é mesmo? O desejo de deixar a minha casa, com a cara da família, me motivou a buscar e a conhecer mais sobre esse universo. Por meio de um convite, de uma prima, que na ocasião precisava organizar o seu novo quarto, resolvi buscar cursos na área e me encontrei.
Caderno W: O que você fazia antes?
Jacky Seixas: Sou formada em Web Design, pela Universidade Braz Cubas (UBC). Antes de atuar como Personal Organizer, trabalhei como Atendimento, em uma Fábrica, e gerente-administrativa em uma agência de Comunicação. As duas com clientes e demandas em território nacional.
Caderno W: Qual é a proposta da “Organize Já!”? É um serviço acessível? 
Jacky Seixas: A proposta de marca da Organize Já!é “Organizar!”. Os projetos são realizados em parceria e nas reais condições de cada cliente. Não temos um “pacote de serviços”. Oferecemos ao mercado soluções personalizadas, que são alinhadas ao perfil de cada pessoa. Sim, são preços e produtos acessíveis, que variam de preço por projeto e necessidade.
Caderno W: Fale sobre o seu trabalho:
Jacky Seixas: O meu trabalho acontece em parceria com o cliente. Em cada projeto, preciso entender a rotina e anseios do cliente, para criar e realizar o projeto de organização. O trabalho, de forma efetiva, se inicia por meio de uma reunião para conhecer as reais necessidades do cliente. Após a identificação das necessidades, crio e apresento o projeto personalizado. E, após a aprovação, é hora de trabalhar com dia e hora marcada! Uma vez realizado o trabalho, volto para uma visita para verificar a adaptação do cliente com o método e técnica aplicada e após um mês retorno para realizar a manutenção do projeto e também para verificar como está sendo a resposta e resultados de tudo o que foi feito. É um trabalho próximo do cliente, o tempo todo, e esse é um dos diferenciais da Organize Já!
Família3
Caderno W: Quem são os seus principais clientes?
Jacky Seixas: Os clientes da Organize Já! são pessoas que não possuem tempo ou técnica para organizar; realizar uma organização efetiva. O perfil é bem variado, e tanto pode ser uma dona de casa como pessoas que moram sozinhas e executivos. Há, ainda, aquela “super mulher”, que é mãe, esposa, dona de casa, empresária e não tem tempo para esse tipo de tarefa. Os produtos da Organize Já! são variados e, hoje, atuamos desde o casamento, organizando a mala de viagem e lista de presentes e a casa nova, passando por mudanças, até a organização de lares que já funcionam há muito tempo.
Caderno W: As pessoas são muito desorganizadas? O que leva a essa desorganização? 
Jacky Seixas: Depois de alguns anos atuando nesse mercado, confesso que já vi muitas coisas (risos). Acho que isso depende de pessoa para pessoa, da sua base de criação e educação. Para mim, muito embora existam padrões, cada pessoa é única! Algumas pessoas, por exemplo, são desorganizadas por traumas psicológicos (acumuladores, compulsivos por compras). Por outro lado, existem pessoas que já nascem com a “noção da organização” ou recebem dos pais esse tipo de ensino. A única certeza que tenho nessa questão é que somos únicos e que cada um tem algo para organizar, seja em casa, na empresa ou, até mesmo, na vida.
Caderno W: Como você avalia o mercado?
Jacky Seixas: A realidade do mercado de organização está em constante evolução, até mesmo por causa das técnicas, produtos etc., e atualmente está em franco processo de expansão. Hoje, vivemos em um formato de sociedade, em que as pessoas não têm tempo para mais nada. A “organização” nos ajuda a ter uma vida mais leve, diminuindo o estresse e economizando tempo e dinheiro.
Caderno W: Ainda há muita coisa a ser explorada no segmento? Família2
Jacky Seixas: Sim! A área residencial é apenas uma pequena parte da organização. Existem outras modalidades, oferecidas pela Organize Já! A organização do tempo e agenda, que leva a maior produtividade do seu dia; a organização no aproveitamento de espaço e alteração de layout para melhorar a produtividade; a organização de rotinas domésticas para o aproveitamento do tempo do funcionário do lar; a organização de documentos, coleções e bibliotecas e a própria organização residencial. São apenas alguns exemplos do que pode ser feito pela Organize Já!.
Caderno W: Fale sobre a nova fase da sua carreira, como segunda secretária da Chapa Renovação da ANPOP. 
Jacky Seixas: A ANPOP (Associação Nacional dos Profissionais de Organização e Produtividade) representa os Profissionais de Organização e Produtividade Brasileiros. Neste ano, a entidade completou dois anos de fundação, muito bem trabalhados, diga-se de passagem. No dia 8 de março, iniciaremos o nosso mandato, que será de dois anos. A ansiedade é grande e as ideias começam a tomar forma nos próximos dias. Estou muito feliz e tenho certeza que a Associação crescerá muito nos próximos dois anos.
Caderno W: Passe algumas dicas para quem deseja ser mais organizado: 
Jacky Seixas: Separe a roupa do dia seguinte no dia anterior; não se esqueça de verificar a previsão do tempo e a sua agenda, dessa forma você não passará calor, frio ou irá à uma reunião de trabalho com uma roupa inadequada. Fixe um lugar para colocar suas chaves, carteira e celular tanto em casa, como no trabalho e, principalmente na bolsa (!). Olha esse simples passo nos faz ganhar um tempo precioso. Quem nunca perdeu as chaves dentro de casa, que atire a primeira pedra (risos)! Mantenha um cesto na sala e ao longo do dia coloque nele tudo que pertencer a outro cômodo da casa. No final do dia, basta colocar no lugar certo e sua casa estará muito mais organizada!