Toshie Shibakura Kanazawa

Uma mulher de fibra. Assim é a cabeleireira Toshie Shibakura Kanazawa, empresária do ramo de beleza e que também se dedica às artes plásticas. De nome forte – não é à toa que o seu espaço de beleza, na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes, se chama Toshie – é uma mulher destemida e determinada. Aos 12 anos, ela encarou o primeiro desafio profissional em um salão de beleza, como ‘faz tudo’, e se apaixonou. Casada com Celcio Hideo Kanazawa, é mãe de Fabio H. Kanazawa e Larissa L. Kanazawa Yonezaki, Toshie tem o respaldo deles para adminsitrar o Toshie Cabelo & Estética, um dos espaços mais tradicionais e conceituados da Cidade. Veja a entrevista:

 

Com os filhos Larissa e Fabio e o marido, Celcio

Caderno W: Como descobriu que queria trabalhar na área da beleza?

Toshie Shibakura Kanazawa: Aos 12 anos. Na época, em 1958, eu fui trabalhar como ‘faz tudo’ em um salão de beleza, e, como nada é por acaso, me apaixonei.

 

Caderno W: Quando inaugurou o primeiro salão e onde?

Toshie: Em 1967, eu já atendia a vizinhança no meu próprio quarto, e em 1969 oficializei o meu primeiro salão.

 

Caderno W: Quem foram os primeiros clientes?

Toshie: A Alfredina Lazuri (Cantina D’Ângelo), a família Nakamura (da farmácia Santa Terezinha) e as amigas Irene e Ana Maria Torrencila Corrêa foram as minhas primeiras clientes. Outras tantas já atendi, desde a bisavó até bisneta.

 

Caderno W: Antes de se instalar no atual endereço, onde foram os anteriores?

Toshie: A minha própria casa, na rua Brás de Pina, no Alto do Ipiranga; depois na rua Coronel Santos Cardoso, no Centro, e no Binder Hotel, também no Centro, onde permaneci por mais de 30 anos.

 

Caderno W: Qual é o diferencial do Salão Toshie?

Toshie: Além de aprimorarmos constantemente nossos serviços, com os mais modernos cursos e técnicas, procuramos descobrir e atender as necessidades dos nossos clientes. Nos antecipamos aos anseios deles. Eu penso que o nosso maior diferencial é que não temos apenas clientes, mas, sobretudo e acima de tudo, temos amigos. Formamos uma grande rede de amizade, onde não só prestamos serviços, mas trocamos informações, ajuda, carinho e amor.

 

Caderno W: Quais são os serviços que oferece, dias e horário de funcionamento. Quantos são os funcionários?

Toshie: São vários, como manicure, pedicure, podologia, corte, químicas em geral, estética facial e corporal, depilação, cabelo (feminino e masculino), dia da noiva e ozonioterapia. O salão possui estacionamento coberto com manobrista, temos o agendamento telefônico e o atendimento com e sem hora marcada. O Toshie abre de terça-feira a sábado, das 8 às 19 horas, e tem à disposição do cliente 40 profissionais da área da beleza.

 

Caderno W: O Toshie Cabelo & Estética é um dos endereços mais bem frequentados da cidade. A que se deve tanto sucesso?

Toshie: Acredito que a nossa frequência seja o resultado direto da qualidade do conjunto do serviço que prestamos.

Caderno W: Como se mantém atualizada?

Toshie: Temos as melhores parcerias em temos de fornecedores, sempre com lançamentos de ponta e reciclagens constantes de nossos colaboradores.

 

Caderno W: Você esperava por tanto sucesso?

Toshie: O sucesso é apenas decorrência de um trabalho feito com muito empenho, dedicação e amor.

 

Caderno W: Como avalia o mercado e os concorrentes?

Toshie: Felizmente, o mercado brasileiro começa a reagir. E os concorrentes, sempre muito competentes, nos estimulam, constantemente, a que nos superemos. Eles são a nossa válvula de propulsão.

 

Caderno W: A crise atrapalhou os negócios?

Toshie: Não posso dizer que ajudou, mas sempre nos ensina alguma coisa, reciclamos alguns conceitos, fizemos nossas adaptações e criamos alternativas.

 

Caderno W: Quais são os projetos para 2018?

Toshie: Vamos continuar investindo em melhoria de recursos e serviços, novos produtos tecnológicos e treinamentos específicos, sempre priorizando o cliente que é o nosso maior incentivador.

 

 

TOSHIE POR TOSHIE

 

Quem é a Toshie?

Mulher simples, casada, mãe, sogra e avó. Sou muito dedicada a minha família e ao meu trabalho.

 

O que gosta de fazer nas horas de folga?

Gosto de joguinhos de celular e de livros interessantes. Viajar e estar com minha família é o que mais me diverte. Mantemos uma tradição de nos reunir na casa de uma das minhas irmãs aos domingos e feriados com todos os sobrinhos e juntos desfrutamos momentos muito divertidos e inesquecíveis. Não há felicidade maior.

 

Tem algum livro de cabeceira?

Tenho como livro de cabeceira “O que aprendemos com os gansos“, de Alexandre Rangel.

 

Algum sonho por realizar?

Como sonho a realizar, e espero concretizar em breve, a mudança para um condomínio fechado, onde possa passear com meu neto (e os futuros) pelas calçadas, sem me preocupar com nada, a não ser com as gargalhadas e sorrisos dele.

 

Um lugar de Mogi das Cruzes

Tenho vários lugares em Mogi, mas realmente sou apaixonada pelo Varejão.

 

Como concilia a vida familiar com a profissional

Tenho uma empresa familiar, isso facilita nosso convívio diário. Somos todos muito unidos.

 

Uma frase de motivação

É nos momentos de dificuldade que encontramos as soluções para nos superarmos.

 

Como lida com as dificuldades do dia a dia

Tento resolver um problema de cada vez, sempre com confiança e bom humor.

 

Como é o seu dia a dia de trabalho

Sou motivada e alegre disposta a ajudar e a me fazer útil onde for necessário.