QUARTA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO DE 2014
Dolar: 2.5010
Euro: 3.1290
Tempo em Mogi: 27º / 20º

2014, o ano do cavalo

Postado em 02/01/2014
Segundo a tradição chinesa, 2014 é o ano do cavalo

Segundo a tradição chinesa, 2014 é o ano do cavalo

O ano de 2014 é, para os chineses, o ano do cavalo de Madeira, ou cavalo verde. Isto porque o verde é uma cor associada ao elemento madeira, de acordo com Teoria chinesa dos cinco elementos. Na China, o ano 2014 é o ano 4711, que terá início em 4 de fevereiro na China (3 de fevereiro no horário americano, devido ao fuso horário). O ano novo chinês é celebrado por quatro dias antes da mudança no calendário lunar e, com isso, será celebrado no dia 31 de janeiro de 2014 na China (30 de janeiro nos EUA).

Na Medicina Tradicional Chinesa, o símbolo do cavalo está associado ao elemento do fogo e sua regência acontece entre 11 da manhã e uma hora da tarde, tempo do dia ligado ao Órgão coração. Por estar ligado ao elemento fogo, associa-se também ao animal mítico dragão, que rege o período do dia entre as 19 e 21 horas.

Elementos

Com isso, pessoas que nascerem entre 11 horas da manhã e uma hora da tarde terão o cavalo como seu signo ascendente, de acordo com a astrologia chinesa. Entre os principais elementos para os nascidos neste horário estão: a direção sul dos pontos cardeais; o verão como estação do ano, mas tendo a primavera como estação especial, nesse caso, por estar associada ao cavalo de madeira; o fogo como elemento da natureza; a energia Yang – da filosofia Yin-Yang, representada pela cor branca da esfera e que representa o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso e quente; e a cor vermelha, mas tendo o verde como cor especial por estar associado ao cavalo de madeira.

Segundo explica Márcio De Luna, coordenador do curso de pós-graduação em acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), “pessoas nascidas no ano do cavalo tendem a ter boa personalidade e ser confortáveis com mudanças”. Segundo Luna, isso acontece porque o ciclo de 12 anos do elemento madeira mistura-se com o elemento de fogo, criando um ano bastante poderoso.

Personalidade

Os nascidos “cavalos” tendem a ser felizes e bem quistos, embora algumas vezes sejam teimosos. Amigos e amáveis, mas às vezes podem ter mudanças repentinas de humor e comportamento. São inteligentes e perceptivos, atléticos e rápidos, imponentes e apaixonados, influentes e competitivos.

Nascidos no ano do cavalo serão pessoas que amam sua independência e altamente conectados com viagens. E também amigos, que ajudam as pessoas próximas a escapar das dificuldades e a conquistar o sucesso e a vitória.

Segundo Márcio De Luna, o cavalo de madeira é considerado o mais sensato, justo e caprichoso. “Todavia, o cavalo precisa andar livre para exibir sua independência mesmo quando ligado a um conjunto de circunstâncias”, completa Luna.

Compartilhe